01 de Novembro, 2013 - 10:34 ( Brasília )

Terrestre

6ª DE - Astros II no sul, Operação Jacuí VII


CMS - Comunicacao Social

Cacequi (RS) - A Operação Jacuí VII, da 6ª Divisão de Exército (6ª DE), em sua fase Farroupilha contou, neste ano, com a presença da AD/6 (Artilharia Divisionária da 6ª DE) e da AD/3. O exercício conjunto envolveu cerca de 1.500 militares de 8 grupos de artilharia de campanha do Rio Grande do Sul.

Merece destaque a munição empregada: mais de 400 granadas de artilharia e 128 foguetes, além de material bélico pesado: duas lançadoras múltiplas de foguetes e 42 obuseiros com munição de 105 e 155 milímetros.

O exercício foi realizado no Campo de Instrução Barão de São Borja (Saicã), em Cacequi. Os objetivos do exercício foram adestrar as OM na execução do tiro real de artilharia e morteiro pesado, exercitar atributos de chefia e liderança, praticar a sincronização dos sistemas operacionais de combate e aperfeiçoar a Doutrina Militar Terrestre e buscar novos equipamentos para a artilharia de campanha, entre outros.

No encerramento da atividade, no dia 25 de outubro, houve uma demonstração do Sistema Astros II. Duas lançadoras de foguetes e duas viaturas de posto de comando e controle foram utilizadas na demonstração. O equipamento pertence ao 6º Grupo de Lançadores Multiplos de Foguetes, da cidade de Formosa, em Goiás. As lançadoras têm uma capacidade de alcance que pode chegar até 90 quilômetros de distância.

8ª Brigada de Infantaria Motorizada – Operação Jacuí VII

A 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8ª Bda Inf Mtz) participou da Operação Jacuí VII, no Campo de Instrução Barão de São Borja (Saicã), com a finalidade de adestrar e capacitar os quadros para o emprego em ações de defesa externa.

Essa atividade em campanha foi dividida em módulos de adestramento, compreendendo um treinamento de comando e controle das unidades participantes; um exercício na modalidade "dupla ação", no qual havia duas forças oponentes; a execução de tiro de armas coletivas; e o adestramento de unidades de artilharia.

A Operação envolveu organizações militares da 8ª Bda Inf Mtz, da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e da Artilharia Divisionária e unidades divisionárias da 6ª DE.