20 de Setembro, 2013 - 09:49 ( Brasília )

Terrestre

I Estágio de Correspondente de Assuntos Militares do Comando Militar do Sul


Defesanet recomenda : Manifestações – Jornalistas na Guerra Urbana

Primeira matéria de uma série que analisa as relações imprensa x Forças de Segurança e Imprensa x Manifestantes.


O Comando Militar do Sul realiza o I Estágio de Correspondente de Assuntos Militares para alunos e professores do Curso de Jornalismo das Universidades de Porto Alegre e regiões adjascentes. Essa atividade tem por finalidade proporcionar aos estagiários conhecimentos específicos a respeito das Forças Armadas e das especificidades da atividade jornalística relacionada aos assuntos militares, bem como propiciar ao público aludido uma possibilidade de exercitar os conhecimentos gerais auferidos nas faculdades e no estágio.

Para proporcionar maior realismo ao estágio, suas atividades estão sendo realizadas durante a Operação Laçador 2013, que trata-se de um exercício conjunto de adestramento militar realizado pelo Ministério da Defesa, com a participação de militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, na região Sul do Brasil.

Durante o estágio estão sendo abordados diversos assuntos como a missão das Forças Armadas; aspectos gerais da Marinha, do Exército e da Força Aérea; a Comunicação Social no Exército Brasileiro, com ênfase nas Operações; o Relacionamento com a Mídia; e o Direito Internacional dos Conflitos Armados. Além disso, os alunos participarão de atividades práticas, como a realização de entrevistas individual e coletiva, e de uma jornada, denominada “Dia Verde”, na qual serão submetidos a diversas instruções militares, tais como: primeiros socorros, orientação, pista de progressão individual, preparo e consumo de ração operacional, entre outras.