COLOMBIA – Adquire mais 28 blindados Commando Advanced APC da Textron


A empresa Textron Marine & Land Systems (TM&LS), uma unidade da Textron Systems, empresa da Textron Inc., anunciou no dia 22 um contrato de U$31,6 milhões outorgado pelo  U.S. Army Tank-Automotive and Armaments Command (TACOM) para o fornecimento de  28 unidades das viaturas COMMANDO Advanced Armored Personnel Carriers (APC), com torre remotamente controlada para armamentos lançadores de granadas de 40 mm/ metralhadora .50,  ao Exército da Colômbia.

As entregas iniciais ao U.S. Army, para embarque para a Colômbia iniciarão em Novembro, com a entrega e transferencia de todas unidades previstas até abril de 2014.

O contrato também inclui o reparo de dois veículos danificados no inventário do Exército Colombiano, que tem  39 viaturas COMMANDO Advanced APC em operação nas suas unidades de Cavalaria Blindada. Estes reparos coincidirão com o serviço de apoio contratado pelo Exército da Colômbia à TM&LS anteriormente.

Desde a introdução do blindado COMMANDO, no Exército da Colômbia, em Maio de  2010, este tem sido empregado extensivamente nos combates contra os grupos revolucionários, que atuam na Colômbia. Estas Viaturas propiciam a Mobilidade, Proteção e Poder de Fogo necessário para atender a todos os requisitos veículos blindados táticos do Exército da Colômbia.

O  COMMANDO Advanced APC é uma versão mais larga do Armored Security Vehicle (ASV), testado em combate pelo U.S. Army e outras Forças Militares no Iraque e Afeganistão por mais de 10 anos.  O aumento de 61 cm (2 pés) na largura interna e 15 cm (6 polegadas) na altura permitem maior capacidade de transporte de tropas.

Estes veículos oferecem excelente mobilidade em nos mais variados tipos de terrenos, permitindo a operação em áreas urbanizadas, florestas, deserto e montanhas. A proteção à tripulação é reforçada com a estrutura em forma de “V” na base e proteção nos 360º contra disparos  diretos.
 

Dados Técnicos do COMMANDO Advanced APC

Peso   16.329 kg
Dimensões  
Comprimento 6,629 mm
Largura 2,56 m
Altura 2,59 m
Altura Livre do solo . 0,46 m
Performance  
Velocidade  máx 105 km/h
Autonomia  644 km
Raio de giro 19,8 m
Obstáculos  
Gradiente 60%
Inclinação Lateral 30%
Obstáculo Vertical   0,56 m
Vadeo  sem prepare 1,5 m
Transporte aereo                C-17  6 viaturas
C130 – 1 viatura

KC–390  – 1 viatura(?)
Sobrevivivência Proteção contra disparos diretos/indiretos, minas e IEDs
Power Train  
Motor  Cummins 6CTA8.3,   260 HP
Transmissão  
 
Allison 6 velocidades
Pneus Michelin 14.00R20 XZL, Run Flat Inserts
Suspensão Totalmente Independente
Tripulação
 
c/ Torre 3 Tripulação   + 4
c/ Estação Remota  3 Trip. + 7

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter