17 de Agosto, 2013 - 11:24 ( Brasília )

Terrestre

3ª DE - Operação Imembuí


Santa Maria (RS) - A 3ª Divisão de Exército (3ª DE), de 12 a 16 de agosto, realizou a Operação Imembuí, no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM). A Operação consiste em um exercício tático com apoio de simulação de combate (ETASS). O suporte às atividades é proporcionado por meios de tecnologia da informação (software) e as ações são desenvolvidas pelas Grandes Unidades (Brigadas) subordinadas à 3ª DE em torno da estrutura disponibilizada pelo Centro de Adestramento Simulado de Posto de Comando (CAS-PC), situado no interior do CISM.

O objetivo da da Operação IMEMBUÍ é adestrar os comandantes e oficiais dos estados-maiores das Brigadas, Artilharia Divisionária, Unidades (Batalhões, Regimentos e Grupos de Artilharia) e Subunidades (Companhias, Esquadrões e Baterias de Artilharia) subordinadas à 3ª Divisão de Exército, num cenário de operações continuadas, permitindo o emprego dos sistemas operacionais militares, com baixo custo de utilização, por intermédio de um quadro de guerra simulada em computadores.

O planejamento do exercício prevê, ainda, um Estágio de Correspondente de Assuntos Militares para 15 acadêmicos dos cursos de Direito da Universidade Federal de Santa Maria e do Centro Universitário Franciscano que desempenharão os papéis de “Assessores Jurídicos” dos Comandos de Manobra.