17 de Agosto, 2013 - 11:16 ( Brasília )

Terrestre

CCOPAB conduz EPCOEM e ETIMil


O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) realizou o Estágio de Preparação para Comandantes e Oficiais de Estado-Maior de Organização Militar da Força de Paz (EPCOEM), do 19º Contingente Brasileiro (19º CONTBRAS) na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), e a fase presencial do Estágio para Tradutores e Intérpretes Militares (ETIMil).

O EPCOEM foi realizado em duas fases: de 31 de julho a 2 de agosto, nas dependências do Ministério da Defesa, que constou de instrução sobre os materiais de treinamento da Organização das Nações Unidas; e de 5 a 9 de agosto, nas instalações do CCOPAB, com adestramento dos oficiais. Destaca-se a participação da Promotora de Justiça Militar e Mestre em Direito Internacional Humanitário Najla Nassif Palma, que discorreu sobre "Leis Internacionais Aplicáveis às Operações de Paz das Nações Unidas" e "Proteção dos Direitos Humanos em Operações de Paz das Nações Unidas".

No mesmo período, o CCOPAB realizou a fase presencial do ETIMil habilitados em francês e inglês, com o objetivo de prepará-los para atuarem junto ao Batalhão de Infantaria de Força de Paz e à Companhia de Engenharia de Força de Paz do 19º CONTBRAS. A primeira fase do ETIMil ocorreu de 1º a 26 de julho, mediante ensino a distância, quando foram abordados temas como revisão linguística (idiomas estrangeiro e pátrio), fundamentação teórica dos estudos de tradução e interpretação, iniciação à prática de tradução, versão e tradução assistida por computadores.