12 de Agosto, 2013 - 10:38 ( Brasília )

Terrestre

1º Batalhão de Guardas assume a guarda no MNMSGM


No dia 4 de agosto, o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM) realizou a cerimônia de troca da guarda, durante a qual o 1º Batalhão de Guardas substituiu o Batalhão de Infantaria da Aeronáutica.

O monumento foi criado para homenagear os militares brasileiros que lutaram na Segunda Guerra e tombaram nos campos de batalha na Itália. Em 1960, quase meia centena de restos mortais de soldados brasileiros, até então enterrados em Pistóia, foram repatriados para o Brasil e sepultados no MNMSGM.

Após a cerimônia, encerrada com desfile militar, o público ainda assistiu a apresentação de cães de guerra e de motociclistas e visitou a exposição de material de emprego militar.

O evento foi presidido pelo Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Ueliton José Montezano Vaz, e prestigiado pelo Comandante Militar do Leste, General de Exército Francisco Carlos Modesto, por oficiais-generais da Marinha e da Aeronáutica, pelo Tenente Israel Rosenthal, único veterano da 2ª Guerra Mundial presente à solenidade e por convidados civis e militares.