11 de Julho, 2013 - 12:33 ( Brasília )

Terrestre

3ª Divisão de Exército investe na profissionalização de efetivo temporário


Uma parceria entre o Comando da 3ª Divisão de Exército e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por intermédio do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) e do Colégio Politécnico, está oferecendo cursos profissionalizantes a sargentos temporários, cabos e soldados das Organizações Militares do Exército em Santa Maria.

A iniciativa é parte da implantação de Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC – 2013, que tem, dentre outros, o objetivo de qualificar social e profissionalmente os jovens que prestam o serviço militar obrigatório e o serviço técnico temporário, buscando garantir sua empregabilidade ao final desse período.

Na última semana, 4 turmas receberam os certificados pelo término de cursos do PRONATEC. Trinta e cinco militares concluíram os cursos de Frentista e de Operador de Guindaste e vinte e cinco militares receberam seus certificados dos cursos de Desenhista Mecânico e de Torneiro Mecânico.

Durante o segundo semestre de 2013, estão previstos os cursos de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, de Reparador de Circuitos Eletrônicos, de Desenhista Mecânico, de Operador de Máquinas de Usinagem, de Torneiro Mecânico, de Operador de Empilhadeira, de Operador de Retroescavadeira e de Operador de Equipamento Guindaste, os quais têm início previsto na primeira semana de setembro.