CMS – Gen Bolivar Assume

Assumiu no dia 29 de Abril o novo comandante  do Comando Militar do Sul (CMS). A cerimônia de Passagem de Comando do General-de-Exército Túlio Cherem para o General-de-Exercito Carlos Bolivar Goellner,  que exercia a função de Subcomandante de Operações Terrestres, em Brasilia/DF, ocorreu no 3º RCG, em Porto Alegre.

O novo comando do Gen Túlio Cherem é a Escola Superior de Guerra.

Ao ato de passagem de comando estiveram presentes o Ministro da Defesa Nelson Jobim,  Sr Tarso Genro  Governador do Rio Grande do Sul, Gen  Elito Siqueira Ministro-chefe  do Gabinete de Segurança Institucional , o Gen De Nardi Chefe do Estado-Maior Conjunto e o  Gen Enzo Peri Comandante do Exército.  Também estiveram presentes autoridades locais e representantes das Forças Congêneres.

Os Generais Elito e De Nardi também foram comandantes do CMS. Os ex-comandantes Gen Tibau e Gen Pinto Silva também estiveram presentes.     

O CMS

O Comando Militar do Sul engloba Organizações Militares sediadas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, possuindo em sua constituição três Divisões de Exército (3ª,5ª e 6ª DE), duas Regiões Militares (3ª e 5ª RM), oito Brigadas e 162 Organizações Militares, resultando num efetivo de cerca de 50 mil militares, ou seja, 25% do efetivo do Exército Brasileiro. Em sua área concentram-se 90% dos blindados, 100% da Artilharia Autopropulsada, 75% da Artilharia, 75% da Engenharia e 75% da Cavalaria Mecanizada dos meios da Forca Terrestre.

O Desfile

Complementando a solenidade desfilaram para o novo comandante, unidades representando as 162 organizações que compõem o CMS. Desfilaram cerca de 2.500 soldados e oficiais,  mais veículos blindados, artilharia e equipamentos de engenharia.

 O mais significativo foi o CC Leopard1A5BR que está sendo recebido da Alemanha. Os Carros de Combate pertencem ao 1º RCC, de Santa Maria (RS).  

Curriculum Vitae do
General-de-Exército Carlos Bolivar Goellner

Ao ser designado para o cargo de Comandante Militar do Sul, o General-de-Exército CARLOS BOLIVAR GOELLNER era o Subcomandante de Operações Terrestres.

– Promovido a General-de-Exército em 31 de marco de 2011 .

– Nascido em 8 de abril de 1950, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sui, e filho de CARLOS ERICO GOELLNER e ZILDA TEREZINHAGRANDO GOELLNER.
– Oriundo da Escola Preparatória de Cadetes do Exercito, sediada em Campinas, – – São Paulo, onde incorporou em 1° de marco de 1967
– Declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria em 16 de dezembro de 1972 na Academia Militar das Agulhas Negras.
– Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e Estado-Malor do Exército, e possuidor dos Cursos: Básico Paraquedista e Precursor Paraquedista.
– Durante sua vida militar, foi instrutor do Centro de lnstrução Paraquedista General Penna Brasil, da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Comandou:
– 7° Batalhão de Infantaria Blindado,

– 17ª Brigada de Infantaria de Selva e,
– 3ª Região Militar.

– Das condecorações com que foi agraciado, destacam-se: a Medalha da Ordem do Mérito Militar-Grande Oficial, Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina, Medalha do Serviço Amazônico com Passador de Bronze e Medalha Mérito Aeroterrestre.

O General-de-Exercito BOLIVAR e casado com a Sra MAFALDA GRIGOLETTO GOELLNER e o casal tem dois filhos, JERONIMO E LUCRECIA.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter