EB em Revista 01/2013

:: Comando Militar do Nordeste

19º Batalhão de Caçadores – Entrega da Boina – Fotos [01-02]
No dia 17 de abril, o 19º Batalhão de Caçadores realizou formatura de entrega da boina verde-oliva aos 203 soldados incorporados em 2013, a qual contou com a participação dos familiares dos soldados.

:: Comando Militar do Nordeste

10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado – Operação Lanceiros I – Foto [03] Nos dias 22 e 23 de abril, os militares do efetivo profissional do 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado participaram do exercício de adestramento denominado “Operação Lanceiros I”, durante o qual realizaram atividades de segurança de autoridades, escolta de comboios e tiro com Metralhadora MAG, fuzil e pistola, visando à preparação para a Operação Copa das Confederações, a ser realizada neste ano.

:: Comando Militar do Planalto

58º Batalhão de Infantaria Motorizado – Acampamento – Fotos [04-05]
De 9 a 12 de abril, na área de instrução do 58º Batalhão de Infantaria Motorizado, foi realizado o acampamento básico dos recrutas. A atividade, iniciada com uma marcha de 12 km, constou de instruções de bivaque, transposição de curso d’água, orientação diurna e noturna, pista de mensageiro, progressão diurna e noturna, silenciamento de sentinela, ofidismo e tiro de ação reflexa.

Na ocasião, foram desenvolvidas e aprimoradas as qualidades morais essenciais ao homem na caserna, com destaque para a rusticidade, o preparo físico, a iniciativa, a tenacidade, a camaradagem e o espírito de cumprimento de missão.

:: Comando Militar do Sudeste

37º Batalhão de Infantaria Leve – Instrução – Fotos [06-07]
No dia 23 de abril, os soldados do efetivo varíavel do 37º Batalhão de Infantaria Leve iniciaram a “Operação Boina Preta”, durante a qual puderam colocar em prática as instruções ministradas no período básico, tais como: sobrevivência, abrigos improvisados, obtenção de água e alimentos, armadilhas antipessoal e de caça, entre outras.

1º Batalhão de Aviação do Exército – Operação Chama – Fotos [08-09]
No dia 11 de abril, o 1º Batalhão de Aviação do Expército (1º BAvEx) realizou, no estande da AVIBRAS Aeroespacial, a Operação Chama, com o objetivo de adestrar os mecânicos de voo na execução do tiro aéreo lateral com a metralhadora MAG, nas aeronaves HA-1 (Esquilo) e HM-1 (Pantera).

Esse exercício faz parte do adestramento anual das tripulações e ultima os preparativos do 1º BAvEx em face dos grandes eventos que o Exército participará em 2013, como a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude e os Jogos Marciais.

:: Comando Militar do Sul

16º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado – Passagem de Comando – Fotos [10-11]
No dia 18  de abril, o 16º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado foi palco da passagem de Comando da Artilharia Divisionária da 6ª Divisão de Exército, do General Juan Carlos Orozco ao General Fernando José Soares da Cunha Mattos. A cerimônia foi presidida pelo Comandante Militar do Sul, General Carlos Bolivar Goellner, e a transmissão do cargo foi conduzida pelo Comandante da 6ª Divisão de Exército, General Manoel Luiz Narvaz Pafiadache.

Comando da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Operação Cargueiro – Fotos [12-13]
No dia 23 de abril, o Comandante da 3ª Divisão de Exército, General Geraldo Antonio Miotto, acompanhado do Comandante Interino da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (2ª Bda C Mec), Coronel Fontoura, e demais comandantes de Organizações Militares da Brigada, inspecionou as oficinas da Operação Cargueiro, no Campo de Instrução de Uruguaiana.

A Operação tem por objetivos: adestrar os Pelotões de Operações Especiais (PELOPES), as Subunidades de Operações Especiais (SUOPES) e as Unidades de Operações Especiais em operações de Garantia da Lei e da Ordem; atualizar conhecimentos com o apoio dos órgãos de segurança pública; e aprimorar as técnicas operacionais dos PELOPES.

Nos dias 22 e 23 de abril, foi realizada a fase prática da Operação Cargueiro, com vistas ao nivelamento da SUOPES, que é composta pelos PELOPES do 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado, do 6º Regimento de Cavalaria Blindado, do 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado e do 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado.

As atividades foram apoiadas por outras Organizações Militares orgânicas da Brigada: 10º Batalhão Logístico, 12ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, 2ª Companhia de Comunicações, Esquadrão de Comando e 12º Pelotão de Polícia do Exército. De 24 a 26 de abril, será realizada a 3ª fase, durante a qual ocorrerão as Ações Operativas, constituídas por um exercício de adestramento da Unidade de Operações Especiais da 2ª Bda C Mec.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter