Austríaco bate recordes e quebra barreira do som ao pular da estratosfera

O paraquedista austríaco Felix Baumgartner, de 43 anos, quebrou os recordes de altura e velocidade num salto livre e ultrapassou a velocidade do som neste domingo (14/10), ao saltar de um balão na estratosfera, a 39 quilômetros de altura.

Poucas horas depois de Baumgartner aterrissar no estado norte-americano do Novo México, especialistas confirmaram que ele havia quebrado a barreira do som durante a queda livre.

Brian Utley, da Federação Aeronáutica Internacional, afirmou em entrevista coletiva em Roswell, Novo México, que Baumgartner atingira uma velocidade máxima de 1.342 quilômetros por hora ou 1,24 vezes a velocidade do som. Isso fez dele a primeira pessoa a quebrar a barreira do som sem usar uma aeronave.

Para realizar o salto, o experiente piloto e paraquedista viajou a uma altura de cerca de 39 quilômetros numa cápsula pressurizada presa a um grande balão de hélio. A subida levou mais de duas horas para ser concluída.

Baumgartner saltou da cápsula vestindo traje de astronauta, concebido para proteger contra a pressão de ar e temperatura baixas. Depois de uma queda livre com duração de quatro minutos e 19 segundos, ele ativou seu paraquedas ? o salto completo durou pouco mais de nove minutos.

Por ter aberto seu paraquedas antes do planejado, Baumgartner não conseguiu quebrar o recorde de queda livre mais longa, que continua a ser de seu assessor no projeto, Joe Kittinger ? por um salto realizado pelo americano, hoje com 84 anos, em 1960.

No entanto, o austríaco quebrou um recorde mantido há mais de 50 anos – o de salto mais alto de paraquedas – assim como de voo mais alto realizado por um balão tripulado.

Salto do Cristo Redentor

"Foi um pouco mais difícil do que eu esperava", reconheceu Baumgartner logo após sua aterrissagem. Ele vinha se preparando há cinco anos para o perigoso projeto. Seu salto teve que ser cancelado várias vezes na semana passada, devido a ventos fortes.

Baumgartner acabou se tornando o primeiro paraquedista a quebrar a barreira do som exatamente no 65º aniversário da realização da mesma façanha por uma aeronave, pilotada pelo americano Chuck Yeager, em 14 de outubro de 1947.

O austríaco já era conhecido por inúmeras ações espetaculares. Em 1999, saltou do alto das torres Petronas, em Kuala Lampur. Em 2007, saltou do arranha-céu Taipei 101, então o mais alto prédio do mundo. Um de seus primeiros recordes foi quebrado em 1999, quando realizou o salto de base jumping mais baixo da história, pulando da mão do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que fica a 29 metros de altura.

MD/rtr/afp/ap
Revisão: Alexandre Schossler

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter