Centro de Lançamento de Alcântara lança foguete de treinamento

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realiza nesta quinta-feira (27/9) o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB). Este será o quinto Foguete de Treinamento Básico lançado pelo Centro neste ano e faz parte da chamada Operação Falcão V. O foguete será rastreado por meio do sistema de telemetria e não apresenta carga útil científica a bordo.

A principal finalidade da operação é o treinamento operacional do Centro de Lançamento e, ainda, a obtenção de dados para a qualificação e a certificação do veículo.

Além da equipe do CLA, também participam da operação 32 militares do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Parnamirim (RN).

O FTB

O Foguete de Treinamento Básico é um veículo de fabricação nacional e faz parte do projeto FOGTREIN. O FTB é desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial em parceria com a AVIBRAS e tem por objetivo manter em atividade tanto equipes técnicas quanto os meios operacionais dos Centros de Lançamento do Brasil.

Atualmente, o projeto FOGTREIN contempla o Foguete de Treinamento Básico e o Foguete de Treinamento Intermediário. Ambos são lançados anualmente tanto pelo Centro de Lançamento de Alcântara quanto pelo Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter