29 de Maio, 2012 - 13:00 ( Brasília )

Tecnologia

CASSIDIAN – Protegerá Navios Canadenses contra ataques a laser

Novas tecnologias desenvolvidas para combater ameaças assimétricas a laser

29 de maio de 2012 – A CASSIDIAN,  a Divisão de Defesa e  Segurança  da EADS, está desenvolvendo soluções inovadoras para proteger os navios da Marinha canadense contra ameaças  assimétricas baseados em ataques a laser. Sob a designação LOCATES     (Laser Optical Countermeasures and Surveilllance Against Threat Environment Scenarios), a  Defence Research and Development Canada (DRDC), localizada em  Valcartier/Québec contratou a CASSIDIAN,  em 2011, para aplicar novas tecnologias para detectar e combater ameaças  baseadas  mísseis e munições guiadas a laser  portos e águas litorâneas. Agora, a revisão crítica do projecto foi alcançada, permitindo o desenvolvimento de hardware e integração de um sistema de demonstração que será testado em campo em julho de 2012 até o segundo semestre de 2013.

O programa é a resposta às ameaças crescentes de armas guiadas a laser, que são amplamente distribuídas e fácil de operar. Navios da Marinha são particularmente vulneráveis em um ambiente de litorâneo  onde os ataques são difíceis de serem detectados sem tempo de alerta suficiente.

Portanto, LOCATES  visa  desenvolver uma  capacidade de detecção e seguimento, juntamente com um sistema. de contramedida confiável a laser. Em cooperação estreita entre Cassidian e o DRDC, o programa irá incluir tecnologias desenvolvidas pelo DRDC e a experiência da CASSIDIAN na produção de sistemas baseados a laser.

A CASSIDIAN aproveita sua ampla experiência na área da plataforma de auto-proteção no espectro eletro-óptico. A empresa desenvolveu dispositivos de alerta  laser para embarcações, aeronaves e veículos terrestres que estão em operação com várias forças armadas da OTAN. Seu sistema de detecção de lançamento de mísseis MILDS, tem mais  de 8.000 unidades vendidas, é o sistema padrão “standard missile warner” para helicópteros e aviões de fuselagem larga em uma escala global.