03 de Maio, 2012 - 09:06 ( Brasília )

Tecnologia

Segurança de TI será foco de expositores nacionais e internacionais na BITS 2012

Apresentar novas soluções e produtos e promover a troca tecnológica na área de segurança de Tecnologia da Informação (TI), são os objetivos de empresas de inovação, da Alemanha e do Brasil, na Business IT South America.

Confiança e segurança no mundo digital são preocupações comuns de governos, economias e consumidores e estiveram no centro das atenções e discussões da CeBIT 2012 – maior feira mundial dos negócios digitais, realizada em março, na Alemanha. Versão da CeBIT para a América Latina, a BITS - Business IT South America, também destacará este ano, entre outros temas, as soluções e produtos na área de segurança de TI. O evento reunirá 113 empresas nacionais e internacionais, de 15 a 17 de maio, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre - RS.
 
"Esse ano o 'Managing Trust' (ou gerenciamento da confiança) foi o tema central da CeBIT, que estabeleceu a meta de reduzir a lacuna entre a confiança nas tecnologias modernas e a atual confiabilidade das soluções digitais", conta Constantino Bäumle, diretor da Hannover Fairs Sulamerica, organizadora da BITS em parceria com a Federação e Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS/CIERGS) e em cooperação com a SOFTSUL. Segundo ele, pela atualidade e interesse no tema, a BITS 2012 também apresentará aos profissionais participantes do evento, soluções nessa área. "Empresas da Alemanha e do Brasil mostrarão suas inovações durante os três dias de exposição na FIERGS", diz.
 
BVMW e TeleTrusT na BITS
 
A Confederação Alemã para Empresas de Pequeno e Médio Porte (BVMW) promoverá durante a BITS 2012 uma série de ações junto à delegação empresarial coordenada pela associação alemã TeleTrusT, reconhecida internacionalmente pela sua especialização em segurança de TI. "A TeleTrusT abrange mais de 130 associados da indústria, ciência, pesquisa e instituições públicas, bem como organizações parceiras na Alemanha e na Europa. Os associados ocupam-se de temas atuais da segurança em TI, através de grupos de trabalho e projetos", explica Thiago Gonçalves Tártaro, assistente de negócios do Centro Empresarial de Estudos Internacionais (CEEI), também presente na BITS e que, através da rede de contatos da BVMW,  dá suporte a pequenas e médias empresas brasileiras para que desenvolvam oportunidades de negócios no exterior e para que empresas estrangeiras façam o mesmo por aqui.
 
De acordo com ele, dentro das ações que resultam da cooperação entre a Confederação Alemã e a TeleTrusT na BITS 2012 estão a exposição no evento, assessoria técnica, bem como reuniões com companhias e entidades brasileiras. "As empresas da delegação alemã buscam no Brasil o estreitamento do relacionamento não só com outras empresas, mas também com instituições governamentais e associações ligadas à tecnologia da informação, desenvolvimento de software e segurança de redes", explica Tártaro.
 
Entre as companhias do grupo TeleTrusT presentes na BITS, através do Pavilhão Alemão, estão: Avira - que oferece soluções profissionais para proteção de redes em diferentes níveis; itWatch - fornecedora de produtos de segurança que protegem empresas de roubo de dados e outros ataques; Secusmart - que  oferece soluções em comunicação auditiva e assistentes de autenticação seguros; Secunet Security - uma das líderes no mercado alemão de segurança em TI. Desenvolve produtos de alto desempenho e soluções em criptografia (SINA), E-Government, Business Security e Automotive Security.

Crescimento no mercado brasileiro

Importante fornecedor mundial de soluções de segurança desenvolvidas para uso corporativo e doméstico, a alemã Avira conta com mais de 100 milhões de clientes e é uma das pioneiras neste campo. Presente pela primeira vez na BITS, seus principais produtos são soluções de antivírus que têm como principais características o elevado índice de detecção de ameaças digitais desconhecidas, um grande banco de dados de ameaças conhecidas e o pouco uso de recursos dos servidores e estações.
"Tendo como foco o mercado mundial, há poucos anos a Avira atingiu rapidamente uma das melhores posições em market share, uma vez que figura atualmente entre as três marcas mais utilizadas no mundo", conta  Maik Thomann, gerente internacional de vendas. De acordo com ele, o objetivo na BITS 2012 é  fortalecer a participação no mercado brasileiro e manter contatos para formatação de novas parcerias de revendas das soluções corporativas e domésticas da Avira no Brasil.

"Nos últimos quatro anos, o crescimento da Avira no mercado brasileiro foi muito significativo e superou as expectativas. Este mercado é atualmente um dos mais interessantes do mundo tendo em vista o crescimento do Brasil no cenário financeiro mundial", diz o executivo.
 
Defesa cibernética e demonstrações

Outra alemã que fará sua estreia no evento é a itWatch, fornecedora de soluções estratégicas para defesa cibernética, dispositivos endpoint, prevenção contra perda de dados, criptografia e redução de custos em operações de TI. Segundo Ramon Morl, co-fundador e CEO da itWatch, "as empresas europeias estão olhando com interesse crescente para os países latino-americanos, principalmente o mercado sul-americano, que vem mostrando uma recuperação econômica estável por muitos anos. Por isso, aproveitamos esta oportunidade para apresentar nossos produtos na BITS 2012, com o objetivo de desenvolver negócios com as empresas locais. Também buscamos novas parcerias para expandir nossas atividades na América Latina".

A brasileira Connection, com sede em Porto Alegre, e que atua na prestação de serviços técnicos de suporte e consultoria em TI e no fornecimento e implantação de projetos de segurança da informação, também fará sua estreia na BITS 2012.
 
Durante o evento, a empresa vai apresentar soluções para proteção de informações corporativas. "A ideia é fazer demonstrações das soluções de segurança, trazendo para o estande engenheiros certificados, para apresentação ao público profissional da BITS", adianta Mariclea Bastos, diretora comercial. Segundo ela, entre os principais produtos apresentados na feira estarão as soluções de segurança da Fortinet. "A Connection é a revenda mais antiga de Fortinet no Rio Grande do Sul e agora está certificada com FORTIAT (revenda autorizada para trabalhar com todas as soluções da Fortinet)", explica. A Connection destacará ainda a solução de Web Filter, da Blue Coat e fará também a apresentação da solução de antispam, da Proofpoint, mostrando as funcionalidades de archiving, criptografia de email e DLP.
 
Sobre a BITS
 
A BITS 2012 será realizada de 15 a 17 de maio, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre – RS,  com os seguintes setores de exposição: Business TI e infraestrutura de TI; Bancos e finanças; Comunicações B2B; Internet 2.0; Navegação, Transportes e Logística; Setor Público; Conferências; Distribuição e revendas; Telecom e mobile; Software e serviços. Em conjunto com a exposição, a programação integrada à BITS terá como foco finanças, governo, indústria, varejo e telecomunicações.
 
Além de exposição, a Business IT South America conta com osencontros de negócios Al-Invest BITS 2012 e um importante Congresso oficial. Denominado BITS GLOBAL CONFERENCES, o congresso é organizado em parceria com a SOFTSUL e tem uma programação especialmente direcionada para aproximação entre empresários, profissionais e interessados no setor que busquem contatos comerciais, atualização tecnológica ou profissional.
 
O evento reunirá 113 empresas, de 15 países: Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, China, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Hungria, Malta, Peru, Portugal, Romênia, Suíça e Taiwan.