26 de Dezembro, 2011 - 18:00 ( Brasília )

Tecnologia

CASSIDIAN – Apresenta o Radar de segurança SPEXER™

O recém desenvolvido Radar de Segurança SPEXER™ da CASSIDIAN oferece uma capacidade sem precedentes de detecção de ameaças

Cassidian, a divisão de defesa e segurança da EADS, apresenta no mercado internacional um novo radar de segurança que, usando novas tecnologias, abre novas oportunidades para a vigilância de áreas fronteiriças ou instalações industriais sensíveis.
O radar, foi exibido pela primeira vez na América Latina, durante a  LAAD 2011 (Latin America Aero and Defence), representa o núcleo de uma família inteira de produtos de radares de segurança denominados SPEXER™.O primeiro lote de 40 radares SPEXER™2000 foi empregado em um gigantesco sistema de proteção fronteiriça; uma versão militar foi entregue ao Exército Alemão.

“Nosso novo radar obteve tanto sucesso que decidimos criar uma linha de produtos completa abrangendo todos os segmentos de aplicações de segurança”, explicou BerndWenzler, diretor-presidente(CEO) da CassidianElectronics.

A nova linha consistirá em vários produtos derivados do SPEXER™ 2000, cada um aperfeiçoado para aplicações específicas. A princípio, o lançamento no mercado de uma versão com o máximo de capacidades em curto alcance, o SPEXER™1500 combinado com uma variação específica para vigilância costeira, SPEXER™2000 Coastal, está previsto para o final deste ano. Em breve, serão lançadas outras variações para a vigilância de infraestrutura crítica.

O SPEXER™ 2000 é o primeiro radar de segurança do mundo a adotar a mais nova tecnologia de varredura eletrônica ativa (AESA) – Active Electronically Scanning Array. Mediante a orientação eletrônica do feixe de radar, esta tecnologia permite que o sensor realize diversas tarefas ao mesmo tempo, enquanto aumenta a capacidade de detecção de modo substancial. Portanto, um SPEXER™ 2000 pode substituir dois ou mais radares convencionais. O incomparável desempenho de detecção baseia-se em vários módulos de Transmissão-Recepção produzidos pela Cassidian. A empresa é o líder europeu nesta tecnologia. Ela produz módulos similares para o satélite de observação terrestre TerraSAR, para o programa de defesa aérea tridimensional MEADS (= Medium Extended Air Defence System) e vários outros radares de vigilância aérea e radares de combate.


O SPEXER2000 Coastal é um radar de segurança otimizado para aa vigilância de áreas costeiras assim como infra-estrutura marítima como portos e campos off-shore. com um alcance de 21.6 NM (40 km), seu "high Doppler" e velocidade de resolução assim como a supressão do eco do mar, o torna capaz de rastrear e classificar as ameaças até as menores movendo-se lendamente como nadadores  assim como objetos movendo-se a alta velocidade como lanchas ou botes.
 
Sobre a CASSIDIAN (www.cassidian.com)

A CASSIDIAN, uma companhia da EADS, é líder mundial em soluções e sistemas globais de segurança, que integra sistemas e proporciona produtos com valor adicionado aos clientes do setor militar e civil em todo o mundo, entre os quais cabe citar sistemas aéreos (aviões e sistemas aéreos não tripulados), sistemas navais, terrestres, aéreos, de inteligência e vigilância, de segurança cibernética, de comunicações seguras, sistemas de testes, mísseis, serviços e apoio. Com cerca de 28.000 empregados, em 2010 a Cassidian gerou vendas de 5,9 bilhões de euros. A EADS é líder global em serviços aeroespaciais, de defesa e correlatos. Em 2010o Grupo – composto pelas Divisões Airbus, Astrium, Cassidian e Eurocopter – gerou receitas de 45,8 bilhões de euros e contou com mais de 121.000 empregados.

CASSIDIAN - Defending World Security