12 de Dezembro, 2011 - 14:45 ( Brasília )

Tecnologia

MBDA Adquire o Negócio VIPER STRIKE da NORTHROP GRUMMAN


A MBDA Inc.  subsidiária nos EUA  da fabricante de mísseis MBDA, adquiriu da Northrop Grumman Corporation o negócio de munições Viper Strike, localizado em Huntsville, Alabama..  Os termos ddo acordo não foram liberados.
 
A compra da Viper Strike é a primeira aquisição da MBDA Inc. nos EUA e faz parte da estratégia de crescimento da empresa. Essa estratégia é baseada em uma combinação de aquisições, crescimento orgânico e parcerias com outros fabricantes americanos. A aquisição ajudará   MBDA em reforçar a sua posição como empresa líder de munições de precisão nos EUA e dá à empresa uma forte capacidade de crescimento no mercado americano para desenvolver  e produzir novas armas para sistemas aéreos não tripulados (UAS).
 
A unidade de negócios da Viper Strike tem as instalações localizadas na cidade de Huntsville,  e no Arsenal Redstone do US Army, permitirá à MBDA:  projetar, construir e montar sistemas completos de armas guiadas de precisão em um único local, bem como trazer novos negócios para a MBDA.
 
O senador Richard Shelby, do Alabama disse: "Estou satisfeito que MBDA irá juntar-se à robusta e crescente comunidade de defesa de Huntsville. As armas da Viper Strike têm sido um elemento fundamental para nossas tropas no Iraque e no Afeganistão e estou orgulhoso de que elas continuarão a ser produzidas no Alabama. O plano de MBDA para expandir as suas  atividades  no futuro representa um forte voto de confiança na força de trabalho do Alabama e é uma grande notícia para a economia local. "
 
Jerry Agee, CEO da MBDA Inc. afirmou: "Adquirir o sistema de armas, provado em combate, Viper Strike, e as instalações de produção nos permitem dar um passo importante na nossa estratégia de pesquisa, projeto e produzir as melhores armas do mundo, que atendam às necessidades atuais e futuras das forças armadas dos EUA. A linha do Viper Strike  é um complemento perfeito para nosso portfólio e permite-nossa entrada no  crescente segmento de negócio de UAS armados. "
  
O Viper Strike  é uma arma guiada de precisão de baixo danos colaterais, guiado projetado para aviões tripulados e não tripulados. . Pesa 44 quilos, e é lançado como um planador  e  permite às Foprças do: US ARMY, USAF, USNAVY  e US Marines e Forças Espeeciais (SoF) engajar de forma precisar alvos em ambientes de terreno urbano e complexo. Ele combina um sistema de navegação GPSIinércial e um Laser Semi-Ativos para fornecer a máxima flexibilidade operacional.
 
O CEO da MBDA, Antoine Bouvier disse, "Esta aquisição é uma demonstração de nosso compromisso de continuar  crescendo nos EUA. Estamos muito animados com a oportunidade desta unidade de produção  de  continuar a projetar, construir e entregar mísseis de primeira classe as Forças Armadas dos EUA. Temos agora mais de 60 sistemas de mísseis em operação, em produção, ou em desenvolvimento que eequipam mais  de 90 Forças Armadas ao redor do mundo. Podemos aproveitar as economias de escala da base de clientes e fornecer uma  ampla linha de produtos  como sistemas de mísseis e o  excelente, como Viper Strike, para o combatente dos EUA ".
 
Esta transação recebeu todas as aprovações necessárias das autoridades de regulamentação dos EUA.


A munição Viper Strike GBU-44 pode ser lançada de vários UAVs (VANTS) e também está sendo preparada para ser lançada de um Hercules AC-130 ACTD