08 de Novembro, 2011 - 17:54 ( Brasília )

Tecnologia

IPEA - Inscrições abertas para a 2° Conferência do Desenvolvimento

O evento gratuito reunirá mais de mil palestrantes e terá 109 mesas, 60 estandes, 70 lançamentos de livros e 9 painéis

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) promoverá a segunda edição da Conferência do Desenvolvimento – Ipea (2ª Code/Ipea), nos dias 23 a 25 de novembro, das 8h30 às 18h30, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. A Conferência tem como objetivo a promoção do debate nacional sobre o desenvolvimento e será realizada de forma aberta e gratuita à participação de estudantes, profissionais, agentes públicos, estudiosos, pesquisadores, especialistas, professores e legisladores, entre outros.

A Code terá mais de mil palestrantes, 70 lançamentos de livros, nove painéis, 109 mesas, 12 oficinas e mais de 60 estandes de entidades de todo o Brasil (Ministérios, Governos estaduais e municipais e representantes da sociedade). Os inscritos ganharão certificados de participação. Nesta edição, destacam-se ainda a Arena Code (um espaço de 1.000m2 para os visitantes descobrirem e debaterem as possibilidades das economias criativas e conteúdos digitais), a apresentação de 260 trabalhos inéditos sobre desenvolvimento, produzidos por especialistas de todo o País por meio de chamada pública, e a 1° Série de Mostras de Cinema da Code.  Confira a programação completa da Conferência.

Qualquer pessoa pode participar das atividades, que vão desde mesas de debate até grandes painéis sobre temas cruciais ao desenvolvimento nacional – com a presença de diversas autoridades –, além da exibição de vídeos e lançamento de livros. Os interessados devem se inscrever no site: http://www.ipea.gov.br/code. Basta acessar e preencher o formulário de participação para garantir presença no evento, que tem vagas limitadas; e, em sua edição de 2010, atraiu mais de oito mil pessoas.
 
Já estão inscritos mais de mil estudantes universitários, que virão de vários estados do País. Autoridades e intelectuais como os economistas Luiz Gonzaga Belluzzo e Luiz Carlos Bresser Pereira, além do Alto Representante-Geral do Mercosul (Mercado Comum do Sul), diplomata Samuel Pinheiro Guimarães, são alguns dos nomes que participarão dos painéis. 
 
As atividades estão relacionadas ao eixos do desenvolvimento definidos pelo Instituto: inserção internacional soberana; macroeconomia para o desenvolvimento; fortalecimento do Estado, das instituições e da democracia; estrutura tecnoprodutiva integrada e regionalmente articulada; infraestrutura econômica, social e urbana; proteção social, garantia de direitos e geração de oportunidades; e sustentabilidade ambiental.
 
#arenaCode

A #arenaCode, promovida pelo Ipea em parceria com o Ministério da Cultura, Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria de Planejamento e Orçamento do Distrito Federal e Cobra Tecnologia, será um espaço de experimentação e de discussão com gestores públicos, pesquisadores, sociedade civil e estudantes sobre o desenvolvimento do Brasil pela ótica da Economia Criativa e dos Conteúdos Digitais.

O visitante da Arena Code terá acesso a sistemas desenvolvidos pelos órgãos públicos e outras entidades, e poderá conectar-se à internet para disseminar suas experiências e observações. Em uma área de 1.000m², haverá “trilhas temáticas”, com mostras de práticas de indústrias criativas, além de oficinas, apresentação de casos bem-sucedidos, de experimentações e debates sobre a economia da cultura com a produção de conteúdos digitais, o investimento em inovação, a educação e governo eletrônico.

Entre os temas das trilhas, estão: capacitação; indústrias criativas e de conteúdos digitais; regulação/legislação; direito autoral em tempos digitais; infraestrutura; interpolaridade e transparência – governo eletrônico; comunicação aberta e pública; e cultura digital. Faça sua inscrição aqui!
 
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada 
www.ipea.gov.br


Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais - possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro - e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.



ÚLTIMAS

Tecnologia

MAIS LIDAS