05 de Junho, 2019 - 10:00 ( Brasília )

Tecnologia

Radar de longo alcance e sistema óptico para detecção de obstáculos em estradas de ferro


A ELTA Systems, subsidiária da Israel Aerospace Industries, apresenta um sistema para a detecção de obstáculos e perigos em estradas de ferro, permitindo, assim, que os trens aumentem sua velocidade de forma segura. Milhares de acidentes de trem ocorrem no mundo inteiro todos os anos devido a colisões contra obstáculos em estradas de ferro, ocasionando numerosas mortes.

Os serviços ferroviários enfrentam problemas de segurança causados por obstáculos nos trilhos ou condições climáticas adversas, como neblina, chuva ou neve. Esses empecilhos fazem com que os trens tenham de reduzir a velocidade e impedem que eles cheguem ao destino no horário.

A maioria das soluções existentes baseia-se tão somente em sensores ópticos para detectar obstáculos, com resultados limitados pelas condições climáticas e visibilidade reduzida.

O sistema See Far de longo alcance combina um avançado radar AESA de varredura eletrônica ativa, eficiente em qualquer condição climática, com sensores eletroópticos multiespectro (E/O), valendo-se das vantagens de cada sensor.

O sistema é capaz de identificar perigos nas vias ferroviárias e ao redor delas, como carros, pedregulhos, seres humanos ou animais, a uma distância de até 1 km em qualquer condição climática. Ele também reconhece automaticamente luzes e placas de tráfego ferroviário, a fim de alertar o condutor com boa antecedência.

O radar utiliza o método FMCW de onda contínua modulada em frequência para detectar objetos e opera em uma banda de frequência automotiva de 76-81GHz (banda W).

O sistema conta ainda com algoritmos de aprendizado em profundidade e inteligência artificial, empregados para melhorar o desempenho e assim reduzir alarmes falsos. Compatível com a operação automática de trem (ATO), o sistema obedece às normas da Comissão Internacional de Proteção Contra Radiações Não Ionizantes (ICNIRP) para garantir a segurança dos passageiros e da tripulação.

Yoav Tourgeman, vice-presidente da IAI e CEO da ELTA, declarou: “O See Far foi concebido para aumentar a velocidade dos trens ao mesmo tempo em que salva vidas humanas e agiliza o tráfego ferroviário ao redor do mundo.

À medida que os carros particulares perdem sua prevalência como meios de transporte eficazes, principalmente nas cidades, as companhias ferroviárias devem ser proativas para proteger seus passageiros de vários riscos. O avançado sistema See Far permite aos condutores de trem garantir uma jornada segura”.



ÚLTIMAS

Tecnologia

MAIS LIDAS