24 de Outubro, 2011 - 10:24 ( Brasília )

Tecnologia

Foguete é lançado com sucesso no Centro da Barreira do Inferno

A Operação Barreira V prepara o CLBI para o próximo lançamento em parceria com a Alemanha

O Foguete de Treinamento Básico (FTB) da Operação Barreira V foi lançado com sucesso no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte.

"O foguete atingiu uma altura máxima de cerca de 32 km e caiu a 15 km da linha do litoral, que era a área esperada de dispersão da queda do foguete. O objetivo é deixar os servidores do centro capacitados para as operações de lançamento e rastreamento da próxima operação, na qual serão comemorados os 40 anos de cooperação tecnológica entre a Alemanha e o Brasil", explicou o diretor do CLBI, Coronel Luis Guilherme Silveira de Medeiros.

Além do lançamento, houve o rastreamento do foguete, com carga útil tecnológica, mas sem carga útil científica.

A Operação Barreira V envolve direta e indiretamente 200 servidores entre civis e militares do CLBI. Participam da Operação a Agência Espacial Brasileira (AEB), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Instituto de Fomento Industrial (IFI), 3º Distrito Naval, Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e AVIBRAS.



ÚLTIMAS

Tecnologia

MAIS LIDAS