21 de Outubro, 2011 - 11:47 ( Brasília )

Tecnologia

OMNISYS e Centro Universitário da FEI firmam parceria para intercâmbio de conhecimento e talentos

Acordo é assinado durante seminário de defesa e segurança, patrocinado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo

São Bernardo do Campo (SP), 20 de outubro de 2011 – Na última quinta-feira, durante o seminário “As oportunidades da indústria de defesa e segurança para o Brasil e a Região do ABC”, formalizou-se uma importante parceria entre a OMNISYS e o Centro Universitário da FEI, ambos sediados em São Bernardo do Campo. O objetivo do memorando de entendimento é selar o compromisso entre a empresa e a instituição de ensino visando oportunidades de intercâmbios diversos dentro de áreas e temas de interesse ligados à produção de conhecimento, desenvolvimento de talentos, pesquisa e projetos.
 
“O acordo é uma oportunidade para viabilizar a transferência de conhecimento para os novos pesquisadores, tornando-os mais atentos às novas demandas do mercado em expansão”, comentou Fábio do Prado, reitor da FEI. O convênio abre sólidas perspectivas de cooperação em projetos educacionais e de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), ligações com a indústria, o parque tecnológico do ABC, além de troca de informações dentro de modalidades organizacionais, financeiras e jurídicas.
 
A OMNISYS é pioneira da engenharia eletrônica brasileira no fornecimento de soluções de alta tecnologia para aplicações civis, militares e espaciais, não apenas para o Brasil, mas também para outros países da América Latina, Europa e Ásia. No quadro do programa F-X2, a Thales, empresa integrante do consórcio RAFALE, pretende compartilhar tecnologias de ponta com o Brasil e selecionou a empresa paulista como parceira local para novos desenvolvimentos e para a produção dos radares a equiparem as aeronaves RAFALE.
 
“A OMNISYS já é sólida parceira de escolas e universidades locais, inclusive a própria FEI, garantindo uma base confiável para crescimento e desenvolvimento futuros. Entre as oportunidades decorrentes do memorando de entendimento estão, por exemplo, a qualificação de mão-de-obra altamente especializada e qualificada, além de novos projetos de P&D”, explica Luciano Lampi, diretor geral da OMNISYS.
 
Para Jean-Noël Maffi-Berthier, gerente do projetos para a THALES, estão previstos novos desenvolvimentos, produção e atividades de apoio logístico. "Com esta parceria o Brasil entrará no restrito clube de nações detentoras da tecnologia única envolvida nesta produção. Além disso, haverá também grandes oportunidades de contar com a contribuição de outras empresas brasileiras, assim como com o sistema educacional brasileiro".
 
Sucesso apoiado numa forte estratégia local de P&D

A OMNISYS já projeta, desenvolve e fabrica radares de longo alcance (banda L) numa cooperação industrial de sucesso, que levou à produção de mais de 26 radares TRAC banda L desde 2008. A empresa atua nos segmentos-chave de radares de gestão do tráfego aéreo, radares meteorológicos, radares de trajetória, guerra eletrônica e mísseis para o domínio naval, entre outros, e, progressivamente novas áreas vêm sendo adicionadas ao seu escopo. Em março deste ano, a THALES anunciou a decisão de fabricar os radares de defesa aérea Ground Master 400 (GM 400) em São Bernardo, permitindo assim que a empresa brasileira faça uso das tecnologias de radares mais complexas e avançadas do mercado mundial.
 
 Sobre a OMNISYS

A OMNISYS é uma empresa brasileira de alta tecnologia, líder em inovação e desenvolvimento de soluções para os mercados de defesa, segurança, espaço e aeroespaço. Subsidiária da THALES, a OMNISYS integra  sua rede internacional de centros de excelência em Pesquisa e Desenvolvimento, com competência técnica e gerencial em áreas estratégicas de aplicação civil e militar tais como defesa aérea e controle de tráfego aéreo, guerra eletrônica naval e, no mais alto grau de desenvolvimento tecnológico, áreas espaciais e de aviônicos, além da prestação de serviços.
 
Sobre a THALES

Líder mundial em tecnologia nos mercados de Defesa & Segurança e Transporte & Aeroespacial. Em 2010, a empresa gerou uma receita de mais de 13 bilhões de euros, com 68 mil funcionários em 50 países. Com seus 22.500 engenheiros e pesquisadores, a THALES tem a aptidão única de projetar, desenvolver e implantar equipamentos, sistemas e serviços adaptados aos mais complexos requisitos de segurança. A Thales tem um alcance internacional excepcional, com operações em todo o mundo, trabalhando diretamente com clientes como parceiros locais. www.thalesgroup.com

DefesaNet

São Bernardo sediou Seminário sobre Indústria de Defesa e Segurança Link

OMNISYS e Centro Universitário da FEI firmam parceria para intercâmbio de conhecimento e talentos Link

OMNISYS eleita melhor do Brasil em engenharia mecânica pela UFMG Link

Novo embaixador da Suécia no Brasil destaca cooperação em inovação e alta tecnologia Link