07 de Outubro, 2011 - 08:00 ( Brasília )

Tecnologia

HELIBRAS e UNIFEI Assinam Convênio

Participantes puderam conhecer as instalações da empresa e participar da assinatura do convênio entre UNIFEI e Helibras

A Helibras e a UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá – assinaram na quinta-feira (6), durante o primeiro dia do Seminário “O Desenvolvimento do Setor Aeronáutico de Asas Rotativas no Brasil”, promovido pela Unifei, em parceria com a Helibras e ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, que acontece nos dias 6 e 7 de outubro na Unifei, um convênio para intercâmbio científico e tecnológico.

Esse convênio tem como objetivo a ampla cooperação para projetos de pesquisa e desenvolvimento, formação, treinamento e capacitação de recursos humanos, absorção de tecnologias, disponibilização de competências científicas e tecnológicas e utilização comum de instalações e equipamentos de ambas as partes.

A assinatura se insere no contexto do programa de produção nacional dos helicópteros EC 725, da implantação do Pólo Aeronáutico do Sul de Minas Gerais, da expansão do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá, e do CTH, Centro de Tecnologias para Helicópteros, cuja criação foi proposta pela UNIFEI ao Governo Federal e ao Estado de Minas Gerais, com o apoio da ABDI, Helibras e outras entidades. E visa o início imediato de atividades de pesquisa em apoio ao desenvolvimento da indústria nacional de helicópteros.

As primeiras atividades conjuntas de pesquisa serão desenvolvidas no campo da análise de vibrações de helicópteros para otimização do programa de manutenção. Elas ocorrerão dentro do Acordo de Cooperação e Compensação Industrial do projeto H-XBR, utilizando laboratórios da UNIFEI, do ITA e bancos de testes da Helibras.

Visita a fábrica

Para que os participantes pudessem entender melhor os benefícios do convênio e também conhecer o trabalho da Helibras, cerca de 80 inscritos no seminário visitaram, na quarta feira, (05), a fábrica da empresa.

Os visitantes foram divididos em grupos e passaram pela linha de montagem e manutenção da empresa com um funcionário que explicou cada etapa do processo. Dentre os inscritos, participaram desta atividade alunos da UNIFEI, militares da base aérea naval de São Pedro da Aldeia, RJ e da Diretoria de Aeronáutica da Marinha, fornecedores e empresas interessadas em fazer parte dos projetos da Helibras.

Além de ver de perto como são feitos os helicópteros Esquilo, o público também acompanhou a demonstração de uma das ferramentas utilizadas pelo departamento de engenharia da Helibras, visitou o setor de manutenção da empresa e comprovou a evolução das obras de expansão do novo hangar.

Estiveram também na fábrica da Helibras o Reitor da UNIFEI, Renato Nunes, o Presidente da ABDI, Mauro Borges Lemos, Brigadeiro do Ar José Euclides da Silva Gonçalves, do Ministério da Defesa, Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Geras, Narcio Rodrigues e o Deputado Estadual pelo PT, Ulysses Gomes Neto.