30 de Setembro, 2011 - 13:15 ( Brasília )

Tecnologia

Seminário debate asas rotativas em Itajubá (MG)

ABDI, Unifei e Helibras realizam evento para debater estratégias para o segmento de Defesa no Brasil

Brasília, 30/9/2011 – Será realizado nesta semana, entre os dias 5 e 7 de outubro de 2011, na cidade mineira de Itajubá, o seminário O Desenvolvimento do Setor Aeronáutico de Asas Rotativas no Brasil. O evento é uma realização da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Helibras e da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).  

Durante os três dias do evento, os participantes – representantes de instituições acadêmicas de estudo e pesquisa, empresas da cadeia produtiva do setor aeronáutico e instituições governamentais - irão debater de forma aprofundada o segmento aeronáutico de asas rotativas no Brasil e no mundo; as oportunidades, desafios e ambiente de negócios; questões de certificação e inovações estratégicas. Além disso, o evento proporcionará a discussão da proposta de criação do Centro Tecnológico de Helicópteros, junto à Unifei, em Itajubá.

“A ação Complexo Industrial de Defesa, desenvolvida pela ABDI, é de grande importância para o segmento da Defesa no país. A partir do momento em que a Agência se propõe a promover uma reflexão sobre a situação atual, o ambiente de negócios, os desafios e as perspectivas para o setor aeronáutico de asas rotativas, está fortalecendo e incentivando cada vez mais a cadeia de produção e as inovações do setor“, explica Mauro Borges Lemos, presidente da ABDI, que estará presente no evento.

A discussão sobre o desenvolvimento do setor de asas rotativas acontece no momento em que a Helibras inicia a transferência de tecnologia e homologa fabricantes brasileiros para a produção de um helicóptero militar de grande porte em Itajubá. “Isso significa que toda a cadeia produtiva precisa também se desenvolver e conhecer este segmento, para que possamos projetar e desenvolver no futuro, um helicóptero brasileiro”, afirma Eduardo Marson Ferreira, presidente da Helibras.
Para o reitor da Unifei, professor Renato Nunes, anfitrião do seminário, a realização deste importante evento em Itajubá é simultaneamente sintomático e muito significativo. “Sintomático porque reconhece a cidade como um importante polo aeronáutico nacional, no segmento de asas rotativas, e significativo porque entre outros relevantes aspectos permitirá abordar a questão relativa ao domínio de todo o processo científico-tecnológico-produtivo que resultará na futura existência do verdadeiro helicóptero brasileiro, e onde a Universidade Federal de Itajubá se propõe a desempenhar a função de centro de conhecimento indispensável a esse mesmo processo”.

Como parte das atividades do evento, os participantes poderão visitar as instalações da Helibras e do Parque Tecnológico, em desenvolvimento pela Unifei. A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros, além de ser responsável pela produção, pela venda e pós-venda no Brasil de aeronaves do Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela European Aeronautic Defence and Space Company (EADS).

PROGRAMAÇÃO

05/10/2011

16h às 18h - Visita à Helibras e ao Parque Tecnológico de Itajubá

18h às 20h - Coquetel de boas vindas

06/10/2011

8h às 8h30 - Credenciamento

8h30 às 9h30 – Abertura
- Mauro Borges Lemos, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)
- Renato de Aquino Faria Nunes, reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei)
- Eduardo Marson Ferreira, presidente da Helibras
- Carlos Eduardo Macedo, coordenador-Geral da Secretaria do Desenvolvimento da Produção (SDP), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC)
- Brigadeiro do Ar José Euclides da Silva Gonçalves, diretor do Departamento de Catalogação, da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), do Ministério da Defesa (MD)
- Jorge Renó Mouallem, prefeito da cidade de Itajubá
- Representante do Governo do Estado de Minas Gerais

9h30 às 10h - Apresentação do Complexo Aeronáutico do Estado de Minas Gerais e do Centro Tecnológico de Helicópteros (CTH)

10h às 10h30 – Coffee break

10h30 às 12h30 – Painel I: Segmento Aeronáutico de Asas Rotativas no Brasil – Oportunidades, desafios e ambiente de negócios
Moderador: Claudio Agostini, correspondente da Revista Rotor&Wing no Brasil
Painelistas:
- Eduardo Marson Ferreira, presidente da Helibras, Líder Aviação
- Ten Cel PM Lazaro Raimundo Oliveira Monteiro, vice-presidente do Conselho Nacional da Aviação de Segurança Pública (CAvSeg)
- Gen Bda Eduardo Diniz, comandante, do Comando de Aviação do Exército (CAVEX)

12h30 às 13h – Debate

13h às 15h - Almoço

15h às 17h - Painel II - Áreas tecnológicas e futuras inovações estratégicas para o segmento de asas rotativas
Moderador: Renato de Aquino Faria Nunes, reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei)
Painelistas:
- Marco Aurélio Ramos Balboa, consultor Senior do Centro de Competência Técnica em Aviação da Petrobras
- Donizeti de Andrade, diretor-presidente da Brascopter - Inbra Aerospace
- Blanche Demaret, diretora - Aeronaves de Asas Rotativas do Laboratório Aeroespacial Francês (Onera)

17h às 17h30 - Coffee break

17h30 às 18h - Debate

18h - Encerramento das atividades do dia

07/10/2011

9h às 10h - Painel III: Questões atuais e futuras sobre a certificação do Segmento Aeronáutico de Asas Rotativas no Brasil e no Mundo
Moderador: Eng. Walter Filho, diretor do Centro de Engenharia da Helibras
Painelistas:
- Ten Cel Eng André Luiz Chiossi Forni, chefe da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA), do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI)
- Claudio Passos Simão, diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

10h às 10h30 - Coffee break

10h30 às 11h30 - Continuação do Painel III

11h30 às 12h - Debate

12h às 12h30 - Encerramento do evento

12h30 - Brunch de encerramento

 Serviço

Seminário O Desenvolvimento do Setor Aeronáutico de Asas Rotativas no Brasil
Local: Itajubá, MG
Data: 5 a 7 de outubro de 2011
Inscrições e outras informações no site: http://asasrotativas.abdi.com.br

Assessoria de Comunicação Social ABDI
Joana Wightman/ Bruna de Castro/ Rachel Mortari/ Bianca Smolarek/ Tais Rocha
imprensa_abdi@abdi.com.br

61 3962-8602/8700