Equipes do ITA vão participar de competições mundiais de robôs e foguetes

Ten João Elias e Cap Oliveira


Alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), estão se preparando para participar de duas grandes competições internacionais. Uma é a RoboCup, competição de futebol de robôs com inteligência artificial, que ocorrerá em Montreral, no Canadá, no período de 18 a 22 de junho; já a outra é a Spaceport America Cup, disputa universitária de foguetes, a ser realizada de 19 a 23 de junho, no Novo México, nos Estados Unidos.

A ITAndroids é a equipe que vai participar da copa mundial de robótica. O ITA é a única escola brasileira a se classificar em três categorias: Soccer 2D Simulation, Soccer 3D Simulation e Humanoid Soccer KidSize. A equipe já soma mais de 20 troféus nos últimos seis anos, sendo uma das mais conceituadas da América Latina. “O projeto desenvolve a capacidade dos alunos de integrar diversas áreas diferentes da engenharia, aproximando do ambiente industrial”, ressaltou o orientador, professor Marcos Máximo.

Já a equipe que vai participar da disputa de foguetes é a ITA Rocket Design. Em 2015, a equipe já conquistou a 2ª posição no ranking mundial, além de contar outros dois títulos mundiais, desde que começou em 2011. Para o presidente da equipe, Luis Gonçalinho, do 5º ano de engenharia aeroespacial, o maior aprendizado na competição passada foi sobre a importância de planejamento das atividades. “A equipe aprimorou alguns pontos do projeto do foguete, como, por exemplo, a mecânica de voo e a escolha do motor foguete sólido. Estamos otimistas”, destacou Gonçalinho.

O reitor do ITA, professor Anderson Ribeiro Correia, afirma que as conquistas são fruto da qualidade do Instituto, mas, principalmente, do esforço dos alunos que se dedicam aos projetos. “A participação nessas competições proporciona aos alunos desenvolver habilidades e competências profissionais, ainda durante o tempo de graduação”, conclui.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter