10 de Agosto, 2011 - 09:00 ( Brasília )

Tecnologia

AFV - Primeiro Veículo Militar Feito de Forma Colaborativa


A francesa Dassault Systèmes se uniu à Local Motors Inc, localizado no estado de Arizona, EUA,  para desenvolver o primeiro veículo militar do mundo criado de forma colaborativa, validado por mais de 12 mil integrantes da comunidade on-line da empresa.

A comunidade Local Motors foi convidada para desenvolver o projeto do corpo de um veículo que realizasse as missões de Reconhecimento de Combate e Chegada & Evacuação de Combate.

Foram 150 sugestões de design enviadas, tendo sido o FLYPMode de Victor Garcia o eleito para veículo de apoio a combates da Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA). Posteriormente, mais de 12 mil designers e entusiastas dispararam novas idéias e conceitos, ajudando a criar um veículo mais preparado.

O veículo está baseado no Rally Fighter desenvolvido pela Local Motors.

"A Dassault Systèmes foi a escolha natural para nós nesse projeto", afirma Jay Rogers, presidente da Local Motors. "Ambas as empresas vêem o futuro da criação de produtos com base em um processo aberto por meio do qual recebemos o conhecimento da coletividade para gerar produtos verdadeiramente relevantes."

O modelo de desenvolvimento, intitulado “crowdsourcing”, é um novo mecanismo de criação e produção da Local Motors.

Para a Dassault, trata-se de uma oportunidade de se inserir em novos modelos de produção.

"Ao capacitar indivíduos para usar 3D e compartilhar idéias, criar produtos e dar sugestões, a voz do usuário final pode ser ouvida nas fases iniciais do processo, garantindo que o produto final estará em uma sintonia ainda mais estreita com as reais demandas do mercado", aponta Al Bunshaft, diretor administrativo da Dassault Systèmes para a América do Norte.

A local Motors é um novo case de arranjo industrial. Produz o  kit de um veículo chamado Rally Fighter. Buscando os componentes no mercado e a montagem do veículo em estrutura tubular é feita pelo futuro proprietário. O motor é um BMW e os componentes são de primeira qualidade. Possui 10 empregados e chegará a 50 em um futuro próximo.

Planeja fabricar de 500 a 2000 Rally Fighter, antes de ir a um novo projeto. As qualidades automotivas e os requisitos de trânsito requeridas por 50 estados americanos são atendidos pelo Rally Fighter.

O conceito é de que sejam criadas mini instalações em várias parte dos Estados Unidos para montar o Rally Fighter.

O conceito da Local Motors pode ser acessado na página
http://www.local-motors.com/ .

Podemos pensar que no futuro as tropas possam desenhar o veículo conforme as suas necessidades no campo de batalha.

DefesaNet

Aceleração do tempo histórico - Os ciclos dos equipamentos de defesa são cada vez mais curtos. texto do Prof Fernando Sampaio Link