Maior evento de divulgação científica da América Latina começa neste domingo

Começa neste domingo, 3 de julho, a 68ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior evento de divulgação científica da América Latina. Mais de 10 mil pessoas são esperadas para participar das atividades que se realizam de 3 a 9 de julho no campus de Porto Seguro da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

A programação, que conta com conferências, mesas-redondas, minicursos, encontros, sessões de pôsteres, atividades culturais e uma grande exposição científica, tem como objetivo levar aos participantes e toda a comunidade local um panorama da ciência hoje no Brasil. Neste ano, o evento tem como tema “Sustentabilidade, Tecnologias e Integração Social”.

Assim como ocorre em todas as Reuniões Anuais da SBPC, a de Porto Seguro busca inserir a ciência no cotidiano dos cidadãos e valorizar a produção científica nacional. Também a exemplo dos eventos anteriores, a 68ª Reunião Anual será um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

ExpoT&C

A ExpoT&C é uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) que reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços. Presente há mais de 20 anos no evento, o local chama a atenção devido às exposições interativas de diversas instituições.

Programação científica

A Programação Científica da 68ª Reunião Anual da SBPC é composta por diversas atividades, entre conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais e minicursos. Participam dessas atividades pesquisadores renomados de instituições de várias regiões do Brasil.

Como nas edições anteriores, a Programação Científica é organizada pela SBPC após análise e aprovação pela Comissão Científica (composta por diretores da Sociedade, representantes da instituição sede do evento e outros renomados pesquisadores de várias áreas do conhecimento), a partir de propostas apresentadas pela SBPC e Sociedades, Associações ou Entidades Científicas afiliadas à SBPC.

Entre os temas que serão debatidos nas conferências, estão “Nanoestruturas de carbono – Características e Desafios”, “Sustentabilidade ainda é possível”, “Ondas gravitacionais: Uma nova janela para o universo”, “Câncer infantil”, “Dengue, Chikungunya e Zika (Vacinas, formas clínicas, epidemiologia comparativa, novos testes diagnósticos etc.)”, “As Ciências Sociais e suas perspectivas de intervenção de um ponto de vista brasileiro”, “Ação Multissetorial do enfrentamento de epidemias”, “Epidemia de zika e desafios para saúde pública”, “Sementes: inovações tecnológicas e desafios”.

As mesas-redondas trarão para discussão temas como “A estratégia nacional de ciência, tecnologia e inovação”, “As aplicações da energia nuclear para o desenvolvimento da sociedade”, “Popularizando a ciência em um mundo globalizado”, “Marco Civil da Internet e direitos universais”, “Ética na pesquisa com seres humanos”, “Sistema Nacional de CT&I, integração e diferenças regionais”, entre outros.

Dando continuidade ao que ocorreu em São Carlos, na 67ª Reunião Anual, a SBPC Inovação será novamente realizada com a apresentação de conferências e mesas-redondas referentes a projetos e realizações em Ciência, Tecnologia e Inovação de empresas, universidades, instituições de pesquisa e fomento e secretarias de governo. Seu objetivo é apresentar a interface entre a academia e o empresariado, empresas e laboratórios.

Sessão de pôsteres

A sessão de pôsteres da 68ª Reunião Anual da SBPC, que ocorrerá entre os dias 04 e 08 de julho, contará com 2.152 trabalhos este ano, sendo 430 pôsteres por dia.  Do total, 1.607 trabalhos são relativos a pesquisas científicas, experiências e práticas de ensino-aprendizagem e relatos de caso ou experiências, submetidos por estudantes de graduação ou pós-graduação, professores de ensino superior, pesquisadores, profissionais, estudantes e professores de ensino básico e profissionalizante.

Os outros 545 trabalhos foram encaminhados por 48 instituições para a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), incluindo os premiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A sessão de pôsteres abre espaço para investigações já concluídas por professores, pesquisadores e estudantes de ensino médio regular ou profissionalizante, de graduação e pós-graduação, das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes.

Os resumos dos trabalhos apresentados nas sessões de pôsteres serão publicados em livro eletrônico, no site da SBPC, a partir de novembro deste ano.

SBPC Cultural

A SBPC Cultural contará com diversas atrações artísticas, incluindo concertos musicais, espetáculos de dança e de teatro, dentre outros. As atividades acontecem ao longo da semana, paralelamente à programação cientifica da RA, no próprio campus da UFSB. A programação, elaborada pela Comissão Executiva Local, conta com vários artistas da região, como o grupo “Capoeira Cordão de Ouro”, o “Missangueto” e “UFSBlues Breakers”.

Realizada pela primeira vez, a SBPC Artes será parte da Programação Científica do evento, com a apresentação de conferências e mesas-redondas abordando temas como “Encontros de Saberes nas Artes” e "As artes dos povos originários e suas relações com a arte contemporânea”.

SBPC Jovem

O objetivo da SBPC Jovem, que acontece paralelamente à programação científica da RA desde 2003, durante a 55ª Reunião Anual, em Recife, é promover o contato de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio com o conhecimento científico, pesquisadores e experimentos, buscando assim despertar o interesse pela Ciência.

Na programação da SBPC Jovem, um dos destaques é a chamada "Tenda Jovem", para a qual este ano estão previstas 34 atividades a serem realizadas diariamente, de 04 a 08 de julho, das 8 às 18 horas. No dia 09, as atividades se encerram às 17 horas. Dentre essas atividades, está prevista a presença de alguns centros de ciências itinerantes: o Museu Itinerante Ponto UFMG, o Caminhão da Ciência e Circo da Ciência. Outras atrações envolvem exposições interativas e jogos.  

Haverá 12 oficinas também, dentre elas, o "Laboratório da Floresta: Desvende os segredos medicinais", "Nossa interação com o ambiente e o cérebro", "Construção de mini estação climática climaduino/monitora Cerrado". 

Dia da Família na Ciência

Com a intenção de atrair as famílias e toda a comunidade para a Universidade e participar do evento, a 68ª RA será finalizada com o “Dia da Família na Ciência”. As atividades, que ocorrerão na SBPC Jovem e ExpoT&C, no sábado (09), têm por objetivo mostrar como a Ciência está presente no cotidiano das pessoas.

SBPC Indígena

Nesta edição teremos uma programação composta de debates de temas indígenas articulados com toda a programação e atividades da reunião, bem como atividades e debates específicos abertos ao público em geral.

A programação se organiza em conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas, encontros e atividades culturais, pretendendo colocar em debate e dar visibilidade aos temas indígenas do Brasil Contemporâneo e as reflexões, muito atuais e de extrema pertinência, sobre práticas científicas, conhecimentos tradicionais e éticas em pesquisa.

Essa é a terceira edição da SBPC Indígena, sendo que a primeira aconteceu em 2014 durante a 66ª RA, em Rio Branco (AC).

SBPC Educação

Nos dias 1 e 2 de julho, a cidade de Teixeira de Freitas (BA) recebeu a “SBPC Educação”, atividade que antecedeu a 68ª Reunião Anual da SBPC. Organizada pela comissão executiva local da RA, ofereceu aos professores do ensino básico ao superior da região sul do Estado palestras e minicursos de atualização sobre regulamentação, Plano Nacional de Educação (PNE), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), estratégias de ensino e avaliação e inovação da educação.

A “SBPC Educação” foi realizada apenas uma vez, na 65ª Reunião Anual, em 2013, em Pernambuco. Nesta segunda edição, as sessões serão concentradas no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Teixeira de Freitas.

Dividido em dois dias, com uma carga horária intensa de 16 horas de atividades, o evento foi organizado em parceria com a UFSB, que tem um campus na cidade também.

A programação traz conferencistas de universidades como a UFSB, Uneb, da PUC de São Paulo, das Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFRJ), de Goiás (UFG), da Bahia (UFBA), de Minas Gerais (UFMG), do Recôncavo (UFRB), da Bahia (UFBA) e Fluminense (UFF), além de consultores da Capes.
Mais informações: http://www.sbpcnet.org.br/portoseguro/home/

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter