Novo microterminal pessoal SATCOM para soldados em trânsito

A Israel Aerospace Industries (IAI) revela seu inovador recurso SATCOM de feixe orientável para soldados em terra na EUROSATORY 2016. O SATCOM pessoal ELK-1882A "Em Trânsito" (“On-The- Move” – OTM) proporciona comunicação bidirecional de voz e dados para combatentes de baixo escalão em terra.

Projetado pelo Grupo ELTA da IAI, o microterminal compacto ELK-1882A possui uma antena de feixe orientável, um módulo de rádio SDR (Software Design Radio) e um módulo de energia ou conjunto de baterias. Operando na faixa de frequência da banda Ku via satélites comerciais de comunicação geoestacionários, atua de acordo com a regulamentação de densidade de espectro ITU e padrões de operação de satélites de comunicação comerciais. Seus recursos opcionais incluem VOIP, telemetria, SMS, comunicação em banda estreita e retransmissões SATCOM entre a rede dorsal e redes periféricas, como no caso de comunicações de voz em combate.

No campo de batalha moderno, é imperativo possibilitar comunicações em trânsito contínuas para o baixo escalão de Forças Especiais e soldados desmontados – assim como para comandantes de pelotões, companhias e batalhões. Operações de forças reduzidas e independentes ocorrem com frequência em locais fora do alcance visual (Beyond-Line- Of-Sight – BLOS).

Atualmente, essas forças de combate se apoiam em sistemas na linha de alcance visual (Line-of- Sight – LOS), que não são capazes de oferecer comunicação contínua e estável, ou em sistemas BLOS móveis ou estáticos. O novo sistema de microterminal BLOS OTM preenche a lacuna deixada pelas transmissões táticas de rádio LOS e permite a extensão da rede atual de comunicação entre soldados para o modo BLOS OTM.

O sistema foi concebido para operações BLOS tanto de forças terrestres montadas quanto desmontadas. Além disso, a mesma tecnologia de antena com feixe orientável pode ser adaptada a veículos de combate e sistemas aéreos por meio de um sistema de antenas conformáveis.

"A comunicação confiável, onipresente e contínua para soldados em terra sempre foi uma necessidade”, afirma Nissim Hadas, vice-presidente executivo da IAI e presidente do Grupo ELTA. Ele arremata: “A falta de soluções técnicas adequadas, até este momento, prejudicou o compartilhamento efetivo de informações em tempo real. Acreditamos que essa solução e outras do mesmo tipo vão impulsionar as habilidades de rede no combate em terra rumo ao século 21”.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter