11 de Abril, 2016 - 12:50 ( Brasília )

Tecnologia

Seminário de Propulsões Alternativas Automotivas


Palestras, atividades interativas e experiências práticas com foco em aproveitamento de excelência. Esta é a proposta da AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva ao promover, no dia 28 de abril, no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Paulo/SP, a 2a. edição do Seminário de Propulsões Alternativas.

Entre os meios para a inovação no escopo de um evento único, a diversidade de temas a serem abordados, já que a disseminação de tecnologias alternativas no mercado automotivo brasileiro depende não somente do desenvolvimento tecnológico dos veículos. Igualmente importante, a  infraestrutura para abastecimento e operação dos veículos é um dos grandes desafios para a implementação destes tipos de tecnologias no mercado automotivo.

Existe ainda a real necessidade de adequar os regulamentos e laboratórios para que a implementação em larga escala de tecnologias alternativas possa atender aos requisitos mínimos de performance, eficiência energética e controle de emissões. Para a entidade, as aplicações desses veículos de propulsões alternativas promovem a interação e aproximação com a sociedade.

O seminário da AEA apresentará os desafios e as experiências da prática de tecnologias de propulsões alternativas no mercado automotivo brasileiro e apresentações sobre programas de utilização dos veículos híbridos e elétricos, mudanças e adequações no âmbito das regulamentações e laboratórios de teste além de uma visita em um local de infraestrutura para abastecimento de ônibus hidrogênio, contendo palestra interativa.

O evento é destinado a especialistas e representantes de órgãos governamentais, fabricantes de veículos automotores, autopeças, acadêmicos e estudantes em geral. Na programação, apresentações incluindo temas como “Taxi Elétrico e Híbrido”, “Car Sharing no Rio de Janeiro”, “Regulamentação de laboratório”, “Mobilidade Elétrica” e “Ônibus Hidrogênio” serão abordados.

Os participantes também poderão conferir sobre o método de obtenção de hidrogênio por meio da eletrólise da água, em experiência prática, durante visita à estação de produção e abastecimento de hidrogênio da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) que inclui também visitação aos novos ônibus a célula de combustível hidrogênio com abordagem sobre sua a otimização tecnológica.

 

Mais informações podem ser obtidas no site da entidade www.aea.org.br



Programa

08h00 Credenciamento e Welcome Coffee
09h00 ABERTURA
Edson Orikassa, Presidente, AEA
Aplicações
09h10 Taxi elétrico e híbrido
Palestrante: Ricardo Auriemma, Presidente da associação das empresas frotistas de Taxi
Perguntas e Respostas
09h40 Car Sharing no Rio de Janeiro
Palestrante: Frank Turkovics, PSA
Perguntas e Respostas
10h10 Coffee Break
Regulamentação
10h40 Regulamentação de laboratório
Palestrante: Thomas Kauffeldt, AVL
Perguntas e Respostas
Infraestrutura
11h10 Mobilidade Elétrica
Palestrante: Danilo Leite, CPFL
Perguntas e Respostas
11h40 Almoço
13h00 Ônibus Hidrogênio
Palestrante: Marcos Lopes, EMTU  – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos
Perguntas e Respostas
14h00 VISITA EMTU Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – Ônibus a célula a combustível hidrogênio para transporte urbano no Brasil.
Programação da visita:1)Traslado no ônibus da EMTU, do Instituto Maua de Tecnologia para a sede da EMTU (20 min.);
2) Visita à estação de produção e abastecimento de hidrogênio: explicação sobre o método de obtenção de hidrogênio através da eletrólise da água (20 min.);
3) Visita ao ônibus protótipo movido a célula a combustível hidrogênio: explicação sobre essa tecnologia veicular à época da construção do ônibus, que teve início em 2007 (20 min.);
4) Visita aos três novos ônibus a célula a combustível hidrogênio: explicação relativa à otimização tecnológica efetuada frente ao ônibus protótipo (20 min.);
5) Retorno da EMTU para o Instituto Maua de Tecnologia (20 min.).


ÚLTIMAS

Tecnologia

MAIS LIDAS