19 de Março, 2016 - 10:00 ( Brasília )

Tecnologia

Brasileiros vencem a SAE Aero Design East, no Texas (EUA)


A equipe paulista Aerofeg, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus Guaratinguetá, foi a primeira colocada na Classe Regular, segundo anúncio oficial dos resultados da SAE Aero Design East, tornado público pela SAE International na última quarta-feira, 16 de março.

Trata-se da oitava vez, de um total de 17 participações seguidas a partir do ano 2000, que equipes brasileiras sagram-se campeãs nesta categoria. Das três categorias envolvidas – Regular, Advanced e Micro - a Classe Regular é historicamente a mais tradicional e concorrida.

A SAE Aero Design East foi realizada de 11 a 13 de março, em Fort Worth (Texas), nos EUA, contando com 35 equipes inscritas, representando instituições de ensino do Canadá, Brasil, Egito, Estados Unidos, Índia, México e Polônia.

“Foram meses de preparação, trabalho duro, e três dias de luta e fortes emoções na competição, mas veio o tão desejado resultado: voltamos para casa com o troféu de campeões, tendo transportado 14,670 kg, a terceira maior carga da competição”, comemora Luiz Felipe Loureiro Novaes, capitão da equipe Aerofeg.

Além de vencedora da Classe Regular, a equipe Aerofeg foi reconhecida como autora da melhor apresentação oral da categoria.

Ainda na Classe Regular, a equipe EESC Alpha, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, classificou-se em quarto lugar, tendo se destacado pela segunda maior carga transportada.

A equipe Leviatã, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), concorrendo na Classe Advanced, classificou-se em décimo quarto lugar.

Na Classe Micro, a equipe EESC-USP Mike, também da Escola de Engenharia de São Carlos-USP, classificou-se em décimo-oitavo lugar destacando-se por ter apresentado o melhor relatório descritivo de projeto.

Na Classe Advanced, a equipe Leviatã, do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica-USP), classificou-se em 14º lugar.

O passaporte das equipes brasileiras para a SAE Aero Design East foi a conquista das melhores classificações na 17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, realizada em novembro de 2015, em São José dos Campos-SP, onde as equipes EESC-USP Alpha e a AeroFeg foram respectivamente campeã e vice-campeã na Classe Regular, a equipe EESC-USP Mike foi a primeira colocada na Classe Micro e a equipe Leviatã venceu na Classe Advanced.

Histórico – Na SAE Aero Design East, o Brasil também acumula quatro primeiros lugares na Classe Advanced e um primeiro lugar na Classe Micro.

Nos Estados Unidos, a competição é promovida anualmente pela SAE International e reúne equipes de diversos países.

O Projeto AeroDesign – Trata-se de um programa educacional organizado pela Seção São José dos Campos da SAE BRASIL. O objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas, e futuros profissionais desse segmento da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes

“As competições estudantis da SAE BRASIL são desenvolvidas para motivar os jovens aspirantes à carreira de engenharia, desafiando-os a gerir o projeto de um carro ou avião em todos os seus aspectos, da gestão administrativo-financeira do projeto à inovação”, analisa Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.

A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.