ITA lança curso a distância na área de computação

A partir de 23 fevereiro, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) inicia as aulas do primeiro curso a distância da instituição. A especialização em Programação Java e Desenvolvimento Ágil estará disponível na plataforma on line Coursera (coursera.org) e será composta por oito módulos. O interessado também poderá realizar os módulos isoladamente.

O curso é de nível intermediário. Para participar, o interessado deve ter conhecimento em linguagem de programação Java, bem como algum conhecimento de programação Web e de Banco de Dados.

"A disponibilidade de conteúdos livres em uma plataforma global permite que o ITA ofereça uma nova forma de retorno à sociedade brasileira, além de cumprir sua missão de ensino e promoção do conhecimento na indústria aeroespacial e outras áreas de engenharia estratégicas para o nosso País", afirma o professor Anderson Ribeiro Correia, Pró-reitor de Extensão e Cooperação, designado como futuro Reitor do ITA.

O participante aprenderá a projetar programas orientados a objetos com JAVA, com base em técnicas e princípios modernos; e conhecerá boas práticas no desenvolvimento de software, como desenvolvimento guiado por testes (TDD – Test-Driven Development).

A temática acerca da modelagem ágil é uma tendência consolidada no setor. "O participante terá habilidades que permitem desenvolver programas mais flexíveis e com maior qualidade. Além disso, esta metodologia se reflete num software com menos erros, feitos no prazo e a um custo dentro do previsto", afirma o responsável pelo curso, professor doutor Clovis Fernandes.

Os interessados em receber certificado de especialização deverão fazer os sete cursos em sequência e um trabalho de conclusão, totalizando oito módulos. O primeiro curso, que será sobre programação “Orientação a Objetos com Java” com duração de seis semanas, inicia em 23 deste mês. Os demais terão duração de quatro semanas. As vídeo-aulas são preparadas no próprio ITA.

Saiba mais – De acordo com a plataforma Coursera, o Brasil é o quarto maior mercado, com mais de 700 mil alunos. Criada em 2012 por professores da universidade de Stanford (EUA), o Coursera é uma plataforma internacional de educação aberta. Oferece cursos online gratuitos, combinando os princípios da aprendizagem tradicional, vídeo aulas e conteúdo interativo. Atualmente, é parceira de mais de 100 instituições de ensino superior no Brasil e no mundo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter