CISB promove Curso em Gestão da Inovação para o Exército Brasileiro

Dez militares do Exército Brasileiro participarão da terceira edição do Curso em Gestão da Inovação organizado pelo Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), entidade que atua como hub internacional para identificar, desenvolver e apoiar projetos de pesquisa e desenvolvimento cooperativos entre Suécia e Brasil.

O curso terá seis semanas de duração e será ministrado em várias instituições na Suécia e também no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro. As aulas começam no dia 3 de agosto no Brasil, com a primeira semana dedicada à “Introdução à Gestão da Inovação”, apresentada por especialistas suecos.

Entre os participantes dessa edição estão militares do IME, do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) e do Centro Tecnológico do Exército (CTEx). Eles cursarão seis módulos, sendo quatro deles frequentados na Suécia e dois no Brasil.

Além das aulas, workshops e estudos de caso, os participantes farão visitas de estudos a unidades da SAAB, associada ao CISB, ao parque tecnológico de Mjärdevi, e à Swedish Defence College.

Os especialistas que ministrarão o curso são Mats Olofsson, ex-cientista chefe e vice-diretor de Desenvolvimento das Forças Armadas da Suécia; Stefan Andersson, ex-head de Pesquisa e Desenvolvimento de Aeronáutica da Saab; Per Aman, diretor acadêmico da Universidade de Linköping, entre outros.

Programação – Depois da semana inicial no Brasil, os participantes embarcam para a Suécia, onde continuarão a estudar o módulo inicial e o segundo, sobre “Estratégia e Inovação”, com atividades centradas no Mjärdevi Science Park, em Linköping. A terceira semana, de 7 a 11 de setembro, será dedicada ao assunto “Arenas de Inovação Aberta”.

A seguir, entre 14 e 18 de setembro, serão abordados temas relacionados aos “Sistemas Aplicados à Engenharia Militar”. A penúltima semana terá como o foco o tema “Conduzindo a Inovação”. O Workshop Final e a cerimônia de graduação serão realizados na última semana, entre 23 e 27 de novembro, no Brasil.

Parque tecnológico – O Exército Brasileiro está criando um parque tecnológico no Rio de Janeiro, o Polo de Ciência e Tecnologia do Exército em Guaratiba (PCTEG). Um de seus objetivos é uma arena de inovação aberta, em conjunto com a comunidade acadêmica e a indústria, para fortalecer suas atividades em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O sistema sueco de inovação, um dos mais avançados do mundo, apresenta conceitos alinhados às metas do Exército Brasileiro, a exemplo da hélice tripla, que envolve esforços conjuntos da academia, indústria e governo para a criação e execução de projetos de inovação; e da arena de inovação aberta, na qual atores com interesses em comum buscam soluções inovadoras para situações complexas.

O Curso em Gestão da Inovação é resultado de um acordo de cooperação mútua nos campos científico, tecnológico e da inovação (C,T&I) firmado entre o CISB e o Departamento de Ciência e Tecnologia do Comando do Exército Brasileiro, em agosto de 2013. Dois grupos já passaram pelo curso, um grupo em 2013 e outro em 2014, envolvendo a formação de 20 participantes.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter