10 de Julho, 2015 - 14:40 ( Brasília )

Tecnologia

E-Fan Aeronave Elétrica Cruza o Canal da Macha

Após 106 anos da histórica travessia de louis Bleriot a aeronave elétrica E-FAN revive o feito de cruzar o Canal da Mancha


Calais, 10 Julho 2015 –  O demonstrador de tecnologia  „E-Fan“ da Airbus Group’tornou-se a primeira aeronave totalmente elétrica a decolar e cruzar o Canal da Mancha  por seus próprios meios,  106 abos após o épico voo de Louis Blériot. O voo do E-Fan cobriu uma distância de 74 quilometros [46 miles], entre a cidade inglesa de Lydd, e Calais na França e foi completado em 36 minutos.

O E-Fan tem a energia em baterias de „lithium-ion“ as quais garantem um aumento de capacidade de 60%  comparada à da configuração original.  A aeronave foi pilotada por Didier Esteyne, e  o E-Fan pesa cerca de 600 kg [1,320 libras] e voa a uma altitude máxima de cerca de  1.000 metros [3,500 pés].

Louis Blériot foi um dos mais famosos pioneiros da aviação em seu tempo  Ele cruzou o Canal da Mancha em 25 Julho 1909, na sua aeronave  Blériot XI, que não somente quebrou vários recordes nos anos de 1909 e 1910, mas também foi a primeira aeronave a ser produzida em série e deu início à industria aeronáutica francesa. A empesa de Bleriot era baseada em Suresnes, proximidades de Paris,no mesmo local onde parte da equipe do E-Fan está localizada.

“O projeto E-Fan  e o histórico voo sobre o Canal da Mancha realizado hoje mostram a inventividade e espírito inovador de  Louis Blériot e de muitos outros permanecem vivos nos dias atuais. O  10 de Julho  2015 será agora um dia  importante na história da aviação mundial. Eu estou seguro que Blériot estaria orgulhoso deste feito,”afirmou  Jean Botti, Airbus Group Chief Technical Officer.