22 de Setembro, 2014 - 09:00 ( Brasília )

Tecnologia

ITA recebe mais de dez países para debater tecnologia na área de defesa

Evento científico que será realizado em São José dos Campos (SP) começa na terça-feira (23)

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sediado em São José dos Campos (SP), realiza a 16ª edição do Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE) entre os dias 23 e 25 de Setembro. O evento deve reunir cerca de 400 pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação de mais de dez países.

De acordo com um dos organizadores do evento, Tenente-Coronel Lester de Abreu Faria, nesta edição foram submetidos 74 trabalhos. “Cada vez mais patrocinadores e expositores do mundo todo têm nos procurado para participar do evento, pois nele reunimos setores militar, acadêmico, de pesquisa e industrial, criando um cenário muito favorável à retroalimentação de ideias”, afirma o organizador.

O simpósio é realizado anualmente com o objetivo de fornecer um espaço adequado para a discussão de questões relacionadas à pesquisa e ao desenvolvimento no âmbito da Política de Defesa Nacional, e reúne os setores acadêmico, industrial e o operacional das Forças Armadas. A palestra de abertura do 16º SIGE será proferida pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira, com o tema "Força Aérea definida por capacidades".

Entre os palestrantes estrangeiros desta edição do evento está o professor Jianping Yao, da Universidade de Ottawa, Canadá. O profissional é referência na área de microondas e fotônica. Também integram a programação professores da Itália, Holanda, Estados Unidos que ministrarão minicursos sobre temas de ponta e relevânica tecnológica. Veja aqui a programação.

A realização do evento é do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), do ITA, com apoio do EMAER e Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Mais informações em www.sige.ita.br