30 de Maio, 2011 - 19:48 ( Brasília )

Tecnologia

CASSIDIAN apresenta uma exclusiva solução para posicionamento em áreas internas com dados de alta velocidade em tempo real TEDS

Solução combina dados de sensoriamento e transmissão em tempo real via TEDS (TETRA Enhanced Data Services)

  • Solução combina dados de sensoriamento e transmissão em tempo real via TEDS (TETRA Enhanced Data Services)
  • A solução apresentada, que também torna possível medir o estado de saúde das pessoas no campo de operações, não requer uma dispendiosa estrutura de rede prévia
  • O recurso TEDS oferece a necessária capacidade de dados para soluções avançadas de sensoriamento


A Cassidian apresentou durante o Congresso Mundial TETRA (Tetra World Congress), que se realizou em Budapeste, Hungria, uma combinação única de dados de sensoriamento e transmissão em tempo real sobre TEDS (TETRA Enhanced Data Services) habilitado numa rede TETRA. O seu objetivo é seguir a posição de usuários de rádio em áreas internas, como em incêndios e resgates, no policiamento, em trabalhos em campos de petróleo e para pessoas em empresas de transporte, em locais onde o posicionamento baseado em GPS convencional não funciona.

Os usuários de rádios móveis profissionais (PMR) frequentemente precisam trabalhar em condições muito críticas e sob grande estresse. Assim, pode ser crucial para a missão que o seu chefe de equipe, despachante ou sala de controle seja capaz de acompanhar a sua posição exata, como também seus sinais vitais ou seus dados ambientais. Especialmente quando os sinais GPS não estão disponíveis, por exemplo, no interior de edifícios ou em túneis, é importante ter um sistema de posicionamento alternativo. Ao contrário do posicionamento Wi-Fi tradicional, a solução de localização em espaços interiores apresentado pela Cassidian e seus parceiros não exige uma rede dispendiosa e estrutura de rede prévia complexa. Ele também é capaz de medir o estado de saúde das pessoas no campo, como batimentos cardíacos ou indicação de nível de estresse elevados. Isso pode ajudar a salvar a vida da pessoa.

A solução apresentada utiliza um acelerômetro e um giroscópio (sensores MEMS, sistemas microeletromecânicos) para medir os movimentos e localizar a posição de uma pessoa onde não há sinal de GPS. Os dados são então transferidos através do TEDS habilitado numa rede TETRA, que pode fornecer velocidade de dados muito mais rápida e sem comprometer a capacidade de cobertura, segurança, privacidade ou confidencialidade, para a atender a um aplicativo que esteja rastreando as unidades de campo.

A apresentação é parte do programa europeu Sinetra Eurípides, cujo objetivo é  construir Sistemas Inteligentes Integrados em campos de aplicação muito diversificados e complementares, tais como automotivo, aeronáutico, de tecnologia médica e de segurança global.
 



ÚLTIMAS

Tecnologia

MAIS LIDAS