06 de Junho, 2013 - 12:00 ( Brasília )

Tecnologia

INOVAÇÃO - Parceria ITA / Embraer dá novos frutos




Um projeto inédito na indústria aeronáutica mundial, implantado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP) acaba de ser concluído com êxito e já está promovendo outras inovações. Trata-se do AME - de Automação da Montagem Estrutural de Aeronaves - desenvolvido pelo ITA em parceria com a Embraer, com apoio financeiro da FINEP.

O AME vai permitir ao País produzir aeronaves com mais precisão, menor tempo e menor custo. O novo espaço construído para sua execução – chamado de Laboratório de Automação de Montagem Estrutural de Aeronaves (LAME) - complementa o Centro de Competência em Manufatura do ITA (CCM-ITA), e capacita recursos humanos em automação da manufatura aeronáutica. Instalado em uma área de 300m², o laboratório é constituído por dois robôs industriais de alta capacidade de carga e grande volume de trabalho e uma célula metrológica de grandes volumes constituída por GPS indoor, Laser Radar e Câmera de Fotogrametria.

Além do AME, o laboratório desenvolve o projeto AGE - Automação da Montagem de Grandes Estruturas - com a Petrobras, que vai usar manipuladores robóticos para construção e montagem de tanques de armazenamento industriais de grande porte. Um outro projeto em parceria com a Embraer está em fase de contratação: um simulador de voo com plataforma robótica de movimento. O trabalho no LAME já resultou várias teses de doutorado e mestrado e uma patente, depositada no Brasil, EUA, Canadá, Europa, China e Japão.

Spin-offs

O AME também já proporcionou três spin-offs (projetos derivados):

snake robot - robô flexível usado para operações em acesso difícil para o ser humano;
efetuador robótico de lixamento e polimento de superfícies aeronáuticas; e o
ferramental reconfigurável com hastes de acionamento robotizado.

ITA e Embraer

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição de educação e ensino superior ligada ao Comando da Aeronáutica. Criado em 1954, o Instituto oferece cursos de graduação e pós-graduação em áreas ligadas a engenharia, principalmente no setor aeroespacial, e é considerado um centro de referência no ensino de engenharia. Nos últimos dez anos, a FINEP já investiu cerca de R$ 50 milhões no ITA, em quase 30 projetos.

A Embraer SA  é uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Com mais de 40 anos de experiência, a Empresa já produziu cerca de cinco mil aviões, que hoje operam em 88 países. Fundada em 1969 como empresa de capital misto, foi privatizada em 1994 e seu controle está em mãos brasileiras. A empresa já recebeu cerca de R$ 300 milhões de financiamento da FINEP, desde 2002, e venceu a final nacional do Prêmio FINEP de 2007, na categoria Produto, com o avião Phenom 100.



ÚLTIMAS

Tecnologia

MAIS LIDAS