13 de Maio, 2013 - 13:02 ( Brasília )

Tecnologia

AIRBUS - Equipe brasileira selecionada para a final do Airbus Fly Your Ideas

Ideia mais inovadora levará prêmio de 30 mil euros



A equipe da Universidade de São Paulo é uma das cinco selecionadas pela Airbus para participar da terceira edição do concurso Fly Your Ideas, que incentiva estudantes do mundo a desenvolver ideias inovadoras para o segmento de aviação. Os brasileiros da equipe Levar poderão apresentar suas ideias em 12 de junho de 2013 ao painel do júri formado por especialistas da Airbus e do setor de aviação, na sede da empresa em Toulouse, na França.
 
As outras equipes participantes são da Austrália, Índia, Itália e Malásia. A equipe vencedora receberá um prêmio de 30 mil euros e os demais finalistas 15 mil euros.
 
Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia exclusiva na sede da UNESCO em 14 de junho de 2013, em Paris. A UNESCO também patrocina a competição global que desafia estudantes do mundo todo a desenvolver ideias inovadoras com vistas a um setor de aviação mais sustentável no futuro.
 
O desafio deste ano inspirou mais de seis mil estudantes de 82 países a se registrarem, tendo recebido 618 propostas das equipes participantes. As propostas deviam compreender um dos seis temas identificados pela Airbus como os principais desafios do século XXI para um setor de aviação mais sustentável.

 

A equipe Levarfoi aprovada em todas as etapas eliminatórias com sua proposta de sistema de carregamento/descarregamento de bagagens para compartimentos de carga de aeronaves; o sistema reduz a manipulação das bagagens com o uso de uma solução de colchão de ar, que foi inspirada nas mesas de hóquei. A equipe brasileira é formada por cinco membros, um deles, Henrique Corazza, estudante de bacharelado em Design na Universidade de Loughborough, no Reino Unido. Os outros membros da equipe, Leonardo Akamatsu, Adriano Furtado, Caio Reis, e o líder da equipe Marcos Philipson são estudantes de bacharelado em Design na Universidade de São Paulo.

Segundo o vice-presidente executivo de engenharia da Airbus e embaixador do concurso Fly Your Ideas, Charles Champion, “os projetos foram analisados por engenheiros experientes da Airbus, que ficaram extremamente impressionados com a qualidade do trabalho e da inovação. Esses talentosos estudantes de todo o mundo representam o futuro do nosso setor, e eu espero recebê-los em Toulouse para a etapa final”.
 
As cinco equipes finalistas são:

·         Austrália – Equipe CliMA, do Royal Melbourne Institute of Technology, pelo desenvolvimento de uma aeronave impulsionada por mistura de biometano liquefeito produzido de modo sustentável e gás natural liquefeito (Bio-GNL).

·         Brasil – Equipe Levar, da Universidade de São Paulo, pela proposta do sistema de carregamento/descarregamento de bagagens para compartimentos de carga de aeronaves, que reduz a manipulação das bagagens com o uso de uma solução de colchão de ar, que foi inspirada nas mesas de hóquei.

·         Índia – Equipe AVAS, da SRM University, pela redução do ruído de propulsão graças à proposta de alteração da forma de exaustão de gases com o uso de materiais inteligentes (ligas metálicas com memória de forma). Essas ligas metálicas são energizadas pela carga elétrica acumulada gerada por materiais termoelétricos usando a fonte de calor do motor.

·         Itália – Equipe Flybrid, do Politécnico de Milão, pela solução de propulsão híbrida que usa turbo-hélice e eletricidade para aeronaves de pequenas e médias distâncias. Esse sistema usa baterias pré-carregadas no solo e não durante o voo.

·         Malásia – Equipe Embarker, da Universiti Putra Malaysia, pelo conceito de cabine autossustentável para aeronave, em que o calor excedente dos passageiros sentados é usado como fonte de energia alternativa para alimentar pequenos dispositivos eletrônicos da cabine.

 
Durante toda a competição, os mentores e especialistas da Airbus trabalharam juntamente com as equipes, orientando e apoiando seus projetos, além de um funcionário em suas universidades. As equipes são multinacionais e multiculturais, e os estudantes vêm das mais variadas áreas como engenharia mecânica e aeroespacial, passando por administração e design.
 
Além do desafio principal do concurso, há uma competição entre os melhores vídeos do Fly Your Ideas, em que o público pode votar on-line no site www.airbus-fyi.com. As equipes finalistas da competição de vídeos são da Alemanha, Austrália, China, Espanha e Quênia.
 
Para mais detalhes sobre o concurso e as equipes finalistas, e para votar no melhor vídeo, acesse www.airbus-fyi.com

Sobre Fly Your Ideas – É uma competição internacional bianual destinada a estudantes e promovida pela Airbus, a maior fabricante de aviões comerciais do mundo. A primeira competição foi criada em outubro de 2008, desafiando equipes de estudantes de todos os continentes a desenvolver ideias inovadoras para moldar o futuro da aviação. O desafio mostrou-se um sucesso desde o início, atraindo milhares de estudantes.  O diferencial do Fly Your Ideas é que ele permite aos estudantes desenvolverem trabalho em equipe, aprimorarem sua criatividade e habilidades em inovação, além de gerenciamento de projetos e exposição oral. Os estudantes interagem com a equipe da Airbus, beneficiando-se da expertise e dos insights da empresa sobre o setor de aviação, que emprega atualmente 33 milhões de profissionais no mundo e contribui substancialmente com o comércio internacional.
 
Sobre o desafio 2013: Nesta edição, a Airbus enfatizou a ideia de inovação e solicitou aos estudantes que propusessem uma solução num dos seguintes temas: energia, eficiência, crescimento sustentável, crescimento do tráfego aéreo, experiência dos passageiros e políticas para a comunidade. A Airbus identifica estes seis temas como sendo os principais desafios do século XXI para se conseguir um setor de aviação mais sustentável.
 
Sobre o Painel do Júri: Charles Champion, vice-presidente executivo de engenharia da Airbus, comandará o painel do júri composto por membros da Airbus e por especialistas do setor. Os membros serão anunciados no final de maio de 2013.
 
Calendário do Concurso:
-    Etapa 1: setembro a dezembro de 2012 (entrega da proposta de uma página)
-   Etapa 2: janeiro a abril de 2013 (102 equipes escolhidas a apresentar um relatório com 5 mil palavras e um curto vídeo)
-    Etapa 3: maio a junho de 2013 (5 equipes apresentarão seu projeto ao júri da Airbus e de especialistas do setor, e 5 equipes participarão da competição on-line de vídeos)
-    Competição de Vídeos: de 13 de maio a 3 de junho de 2013
-    Apresentações Finais: 12 de junho de 2013, em Toulouse, França.
-    Cerimônia de Premiação: 14 de junho de 2013 na sede da UNESCO, em Paris, França
 
Equipes Finalistas:

1.    Equipe CLiMA, do Royal Melbourne Institute of Technology, Austrália

Membros da Equipe: 5 estudantes (4 homens, 1 mulher); 1 África do Sul, 1 Malta, 1 Canadá, 2 Austrália; estudando Engenharia Aeroespacial na Austrália; 1 nível Doutorado, 4 nível Bacharelado.

2.    Equipe Levar, da Universidade de São Paulo, Brasil

Membros da Equipe: 5 estudantes homens; todos brasileiros; estudando Design - 1 membro estuda Design no Reino Unido, na Loughborough University; nível Bacharelado.

3.    Equipe AVAS, SRM University, Índia

Membros da Equipe: 3 estudantes (2 homens, 1 mulher); todos indianos; estudando Engenharia Aeroespacial; nível Bacharelado.

4.    Equipe Flybrid, do Politécnico de Milão, Itália

Membros da Equipe: 5 estudantes homens; 2 Espanha, 3 Itália; estudando Engenharia Aeroespacial na Itália (um dos estudantes espanhóis é oriundo da Universidade de Sevilha, Espanha); 3 nível Mestrado, 2 nível Bacharelado.

5.    Equipe Embarker, Universiti Putra Malaysia, Malásia

Membros da Equipe: 4 estudantes homens; todos malaios; estudando Engenharia Aeroespacial; nível Bacharelado.