18 de Maio, 2011 - 09:41 ( Brasília )

Tecnologia

Dassault Systèmes - Anunciou hoje no encontro do Fórum de Colaboração e Inovação do México que reúne clientes e parceiros


VELIZY-VILLACOUBLAY, (BSW) - Dassault Systèmes (Paris:DSY), líder mundial em soluções de Gestão de Ciclo de Vida de Produto (PLM) e 3D, anunciou hoje no encontro do Fórum de Colaboração e Inovação do México que reúne clientes e parceiros da Dassault Systèmes, que está aumentando significativamente as suas parcerias e iniciativas acadêmicas em toda a região.

Governos, empresas e organizações em toda a América Latina estão investindo em programas educativos para apoiar o crescimento econômico nas indústrias tradicionais e em crescimento, tais como a indústria aeroespacial, automotiva, energia e de bens de consumo, apenas para citar algumas.

"Como líder em tecnologia na região da América Latina, estamos trabalhando de perto com os setores público, privado e acadêmico para ajudar a formar os estudantes para inovar e criar produtos e serviços do futuro usando as últimas tecnologias PLM 3D", afirmou Marcelo Lemos, gerente geral para a América Latina da Dassault Systèmes. "Essas habilidades incluem a compreensão e a aplicação das novas tecnologias de colaboração social, como as comunidades on-line sobre a nuvem para um compartilhamento de conhecimento e projeto de produto seguros".

A Dassault Systèmes possui parcerias com mais de 60 instituições de ensino na região. Algumas das iniciativas mais recentes incluem:

-- México: Em 2010, a Universidad Tecnologica de Puebla (UTP) lançou o primeiro Laboratório PLM 3D, totalmente equipado, no país e agora está ajudando a lançar iniciativas similares em 77 outras instituições acadêmicas no México. Como a cidade de Puebla é um centro de atração para os fornecedores automotivos, como a Volkswagen, os alunos da UTP também recebem ofertas de oportunidades de estágio dos principais participantes automotivos daquela região. Em março deste ano, o Instituto de Capacitacion Estatal de Guanajuato lançou o primeiro Laboratório Móvel PLM com o software PLM em laptops ambulantes para facilitar o ensino em todo o estado de Guanajuato. Com o atual Centro de Competência PLM na Universidad Nacional Autonoma de Nuevo Leon, o ecossistema local da Dassault Systèmes agora pode contar com três Laboratórios PLM avançados que oferecem formação acadêmica de alta qualidade.

-- Brasil: O Institute of European Design (IED), uma rede internacional de escolas de design que oferece ensino e pesquisa nas áreas de design, moda, artes visuais e comunicação, patrocinou um concurso para alunos para a DECA, uma conhecida varejista brasileira que vende acessórios de luxo para banheiros. Os alunos foram treinados no uso do CATIA, a solução de design virtual da Dassault Systèmes, e contratados para criar uma torneira ecológica com características ecologicamente corretas para a preservação da água. SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) são duas outras bem conhecidas instituições educacionais entre a rede acadêmica brasileira em expansão da Dassault Systèmes.

-- Argentina: O laboratório de PLM na Universidad Nacional de La Plata (Universidade Nacional de La Plata) desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do satélite espacial SAC-D para a NASA em conjunto com a CONAE (Comissão Nacional Argentina para Atividades Espaciais). O satélite irá monitorar e prever as mudanças climáticas de forma precisa e ajudará a evitar desastres naturais. É a primeira vez que a NASA terceirizou um desenvolvimento de ferramentas a terceiros, como UNLP e CONAE. A Universidad Tecnologica Nacional, a Universidad Nacional de Cordoba e o Instituto Tecnologico de Buenos Aires estão entre as outras principais instituições educacionais que trabalham com a Dassault Systèmes.

Em parceria com participantes acadêmicos locais, a Dassault Systèmes está combinando novos conceitos e idéias com soluções científicas e tecnológicas para ajudar a entregar a próxima geração de produtos e serviços em toda a região. Para mais informações:http://academy.3ds.com/.