13 de Março, 2013 - 10:00 ( Brasília )

Tecnologia

Centro da Barreira do Inferno lança foguete de treinamento


O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN), realiza até sexta-feira (15/3) a Operação Barreira IX. O lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB) está previsto para às 15 horas do dia 13.  A operação tem o objetivo de lançar e rastrear o foguete com carga útil tecnológica e sem carga útil científica com a finalidade de manter o treinamento operacional da instituição.

A duração do voo, que compreende o tempo da decolagem até o impacto, está estimada em 2 minutos e 45 segundos, com apogeu e alcance aproximados de 32 e 17 km, respectivamente. O lançamento vai possibilitar ainda a obtenção de dados para qualificação e certificação do foguete, cumprindo as atividades previstas no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).

A Operação envolve direta e indiretamente 450 pessoas, incluindo civis e militares. Além do CLBI, participam da operação a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), o Instituto de Fomento Industrial (IFI), o 3º Distrito Naval, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e a AVIBRAS.

Programa escolar

O lançamento do Foguete de Treinamento Básico será acompanhado por cerca de 100 professores de ensino fundamental e médio das redes pública e privada do Rio Grande do Norte . Eles participam do programa AEB Escola, desenvolvido pela Agência Espacial Brasileira (AEB). A 5ª edição do Escola do Espaço – Astronomia e Astronáutica será realizada no período de 11 a 15 de março no CLBI.  O curso vai capacitar os profissionais para trabalhar em sala de aula sobre a temática. Estão programadas também atividades de observação noturna e oficinas.


Fonte: CLBI/Agência Força Aérea