Volkswagen inaugura Laboratório de Protótipo Virtual

Imagine-se em um modelo Volkswagen inexistente fisicamente, visualizando seu interior e exterior em detalhes e manuseando peças, como abrir portas e capô. Essa inovação já é parte do processo de desenvolvimento de veículos da Volkswagen do Brasil, que acaba de inaugurar seu Laboratório de Protótipo Virtual na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).

No espaço, o time da Engenharia de Protótipos usa a tecnologia de ponta para tornar reais os carros que serão lançados futuramente.

“A Nova Volkswagen é movida pela inovação. Estamos utilizando recursos tecnológicos como realidade virtual e realidade aumentada para otimizar o desenvolvimento de novos produtos, tornando o processo ainda mais eficaz”, diz o Vice-presidente de Desenvolvimento do Produto, Baureihe & Estratégia SAM da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, Dr. Markus Kleimann.
 
Como é o trabalho de criação?
 
O time do Desenvolvimento de Protótipo Virtual da Volkswagen do Brasil recebe informações das áreas de Design e Engenharia do Produto e consolida o projeto em softwares de realidade virtual e aumentada. As imagens são tão perfeitas que é possível visualizar texturas, cores, vãos e encaixes com precisão máxima. Também é possível fazer alterações com apenas um toque, como cores, acabamentos e opcionais.

Com o protótipo virtual estruturado em um software, as áreas de simulações dentro da engenharia do produto dão início às suas atividades em ambiente virtual para verificar segurança (crash-test), acústica, aerodinâmica, durabilidade, entre outros pontos. Os testes com veículos físicos são realizados na sequência.


 
Equipamentos de última geração
 
O Laboratório de Protótipo Virtual da Volkswagen conta com equipamentos da mais alta tecnologia. Destaque para o cockpit de visualização, que é uma carroceria composta por chassi, bancos, painel e volante, sem acabamento. Sentada, a pessoa consegue visualizar e “sentir”, por meio dos óculos de realidade virtual, todos os detalhes do interior do futuro veículo, enxergando cores, texturas e todas as peças.
 
Também é possível interagir, abrindo as portas virtualmente. E ao sair do veículo, consegue visualizar, por realidade virtual, todos os detalhes do exterior, abrir o capô e até ver as partes mecânicas e suas respectivas montagens.
 
Para facilitar o trabalho em equipe, todas as imagens que o profissional está vendo por meio dos óculos de realidade virtual, são reproduzidas em tempo real em um monitor de 60” instalado na sala.
 
O Laboratório conta também com equipamento de realidade aumentada, que permite mesclar os ambientes físico e virtual. Com a tecnologia, é possível direcionar o tablet para a carroceria física e projetar sua imagem na tela, onde as modificações e variações do projeto são feitas na hora e analisadas no ambiente virtual.
 
Outra tecnologia é o projetor de alta resolução, no qual é possível enxergar os projetos de veículos em tamanho ampliado e com o máximo de detalhes, inclusive conseguindo um zoom impressionante para avaliar o nível de qualidade de cada textura, vão, entre outros pontos. É a mais alta tecnologia de digitalização presente em cada etapa de desenvolvimento de um Volkswagen!

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter