Tank – O Chinês VBCCC Type 98

1º Sgt PATRIC – CI Bld

Em 1996, um pequeno lote do Type 98 (ZTZ-98 / WZ-123) foi entregue ao Exército Chinês para testes e avaliações. Os testes foram concluídos em 1998, e a Viatura Blindada de Combate (VBC) foi revelada publicamente em 1999 durante desfile do dia nacional, porém, não entrou em serviço operacional no Exército de Libertação Popular da China.

A guarnição do Type 98 é composta por três militares, comandante à direita do canhão, atirador á esquerda e o motorista à frente, não há a necessidade de um auxiliar do atirador tendo em vista que o carregamento do canhão é automático.

O comandante tem uma torreta rotativa com escotilha, rodeada de periscópios fixos, bem como um periscópio totalmente estabilizado ZTZ88 (zoom x 1.5) com canal de visão noturna integrado (zoom x 7,2). O atirador tem um periscópio estabilizado primário (zoom x 8) com telêmetro laser integrado e canal dia/noite (zoom x3.8), além disso, um canal de controle para o sistema de mísseis guiados.

Com 52 toneladas, o Type 98 é movido por um motor turbo diesel, que desenvolve 1200 hp, podendo alcançar assim velocidade de aproximadamente 70km/h.

VBCCC Type 98 – sistema de geração de fumaça

O Carro de Combate (CC) tem autonomia de 450km, que pode ser aumentado para 600km, adicionados os tanques de combustível externos. O armamento principal do Type 98 é o canhão 125mm BK, estabilizado com carregamento automático, o CC tem capacidade total de 63 munições (41 no chassi e 22 no carregador) podendo disparar até oito tiros por minuto.

O armamento secundário é composto por uma metralhadora coaxial de 7,62 mm e outra metralhadora de 12,7 mm montada na parte superior da torre. Além disso, possui 10 lançadores de granadas fumígenas.

O Type 98 é capaz de lançar mísseis guiados antitanques da mesma maneira que projéteis comuns, sendo compatível com o míssil Sniper AT-11 (9M119) russo.

Para fins de proteção, a VBC possui blindagem de aço composta e módulos de blindagem reativa ERA. Conta também com uma proteção laser de alta potência usada para interromper o sinal de míssil, desativar optrônicos de observação inimigos, além de danificar a visão do atirador inimigo.

Aparentemente, o Type 98 nunca foi planejado para a produção em massa, mas como um veículo de pré-produção para o Type 99.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter