US Marines – BAE Systems e IVECO vencem Amphibious Combat Vehicle

O US Marine Corps assinou com a BAE Systems um contrato de U$ 198 milhões para um lote dos primeiros 30 Amphibious Combat Vehicle (ACV), com opções para um total de 204 veículos que podem alcançar o valor de até U$ 1,2 bilhão.

A BAE Systems, junto com a IVECO Defence Vehicles, prevaleceu na competição do US Marines para a próxima geração de veículos anfíbios para o transporte dos Fuzileiros Navais desde os  navios até a terra, para o engajamento no combate terrestre.

 

O Amphibious Combat Vehicle navegando.

"Estamos bem posicionados e prontos para construir o futuro dos veículos de combate anfíbios para o US MArines, já tendo produzido 16 protótipos", disse Dean Medland, vice-presidente e gerente geral de Veículos de Combate Anfíbio da BAE Systems. “Com este prêmio, estamos orgulhosos de continuar nossa parceria com o os Fuzileiros Navais, fornecendo um veículo de primeira classe para apoiar sua missão por meio de mobilidade, capacidade de sobrevivência e letalidade”.

O ACV oferece mobilidade excepcional em todos os terrenos e proteção contra mitigação de impactos para os três tripulantes e 13 fuzileiros navais embarcados, além de outras melhorias em relação aos sistemas atualmente em campo. O novo veículo é um avançado veículo 8×8 com capacidade oceânica, equipado com um novo motor de 6 cilindros de 700HP, que proporciona um significativo aumento de potência sobre o veículo anfíbio de assalto, que está atualmente em serviço e está em operação há décadas.

O ACV também é adaptável para acomodar o crescimento de futuras tecnologias ou requisitos operacionais.

A equipe da BAE Systems realizou seus próprios testes e avaliação extensivos de mitigação de riscos para mobilidade terrestre, capacidade de sobrevivência e natação que comprovaram o desempenho de seu veículo antes de entregar os primeiros 16 protótipos ao Corpo de Fuzileiros Navais em 2017.

Nos últimos 15 meses, a empresa apoiou os rigorosos Testes de Desenvolvimento e Avaliação Operacional dos veículos do US Marines, que tiveram um desempenho excelente em operações de água e terra, carga útil e capacidade de sobrevivência.

O trabalho no programa será realizado nas instalações da empresa em Aiken, Carolina do Sul; Sterling Heights, Michigan; Minneapolis; Stafford; San Jose, Califórnia; e York, Pensilvânia.

A seleção da BAE Systems pelos Fuzileiros Navais para o programa ACV 1.1 solidifica ainda mais o legado de 70 anos da empresa de fornecer recursos superiores de veículos anfíbios para atender os objetivos de levantamento tático da nave ao objetivo e de combate. Como fornecedora líder de veículos de combate, a empresa produziu mais de 100.000 sistemas para clientes em todo o mundo.

A IVECO também é um fabricante comprovado de veículos de combate, tendo projetado e construído hoje mais de 30.000 veículos militares multiuso, protegidos e blindados.

 

Nota DefesaNet

A base estrutural do ACV é similar ao do blindado VBTP-MR Guarani do Exército Brasileiro. Com alterações nas dimensões e adotando a configuração 8×8.

Os dois veículos foram desenvolvidos no mesmo período pela IVECO Defence.

Uma notícia interessante para os detratores do Guarani,

O Editor

LVTP7 ou o CLAnf do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. No  US Marines serão substituídos pelos Amphibious Combat Vehicles.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter