Programa SCORPION – Nexter e Texelis – Vencem o 4×4 VBMR leve

A “Ministra des Armées” Florence Parly anunciou que as empresas NEXTER e TEXELIS venceram a competição para o Véhicules Blindés Multi-Rôles (VBMR), do Exército Francês, para 2038 veículos blindados 4×4, previstas na Lei de Programação Militar até 2030, donde 689 fornecidos até 2025.

O contrato foi assinado pela "Direção Geral do Armamento" (DGA) na presença de Joël Barre, Diretor Nacional de Armamento (NAD), e Bernard Barrera, Chefe do Estado-Maior do Exército.

Estes veículos de tração nas quatro rodas são projetados para serem utilizados pelas unidades de inteligência e reconhecimento do Exército como parte do programa SCORPION. Com a sua capacidade de múltiplas funções, eles serão equipados com os sistemas de informação e comunicação SCORPION (SICS) e terá várias variantes: transporte de tropas, posto de comando, controle de fogo de artilharia, engenharia, ambulância e ISTAR (Inteligência, Vigilância, Aquisição de Objetivo e Reconhecimento), hub de comunicação tática, etc.Inicialmente era especificado um peso de 10-12 toneladas.

O VBMR Léger terá um peso de cerca de 15 toneladas informou o “ministère des Armées.”

O Grupo NEXTER será responsável pelo projeto e a relação do custo e desempenho, integração, produção e suporte do VBMR leve. Este veículo totalmente francês será montado em Roanne, ao lado do VBMR-GRIFFON e EBRC-JAGUAR, reforçando assim a criação de empregos na bacia de Roanne e nos escritórios de engenharia.

A TEXELIS, uma empresa francesa de porte intermediário com sede em Limoges, projetará e fornecerá equipamentos de mobilidade. Como o especialista francês em trens de força de veículos pesados, a TEXELIS contribui para o desempenho da mobilidade do VBMR leve.

Stéphane Mayer, CEO da NEXTER, comentou: "Estou extremamente orgulhoso e satisfeito por esse reconhecimento da experiência da NEXTER e suas equipes, que apresentaram a resposta perfeita aos requisitos deste programa. Com este contrato, a NEXTER reforça a sua presença no programa SCORPION e reforça a sua posição como jogador de referência no domínio do armamento terrestre ".

Este contrato segue o contrato industrial adjudicado a tns-MARS (uma JV incluindo NEXTER, SAFRAN e THALES), o contrato agrupando a concepção, produção e suporte do VBMR-GRIFFON e do EBRC-JAGUAR (dentro de um consórcio temporário formado pela NEXTER, THALES e RENAULT Trucks Defense) e da modernização carros de cvombate Leclerc XLR, da qual a NEXTER é contratante principal.

Os VBMR Légers substituirão a frota dos VAB, como usados na Operação Barkhane, no Mali. Os VBMR Léger serão empregados como viaturas de reconhecimento e inteligência integrados dentro da chamada “bulle Scorpion” (bolha).

Assim como os outros projetos EBRC Jaguar, CAESAR e VBCI, o VBMR léger, será inteiramente  montados nas plantas de Roanne (Loire), e a primeira viatura deverá ser entregue na versão “Patrouille” até o ano de 2022.
 
Outras viaturas do Programa SCORPION
 
 

ERBRC Jaguar
 

VBMR Griffon

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter