Novas Atualizações da VBCCC M60

St José Lino – CI Bld

A Viatura Blindada de Combate Carro de Combate (VBCCC) M60 entrou em serviço em 1960 e foi o principal carro de combate do Exército e do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da América (EUA).

Desde que foi produzido, foram fabricados mais de 15.000 unidades da VBCCC M60. Diversos países ao redor do mundo utilizam esse blindado, tais como: Áustria, Brasil, Egito, Etiópia, Grécia, Israel, Itália, Irã, Jordânia, Líbano, Arábia Saudita, Espanha, Portugal, Tailândia, Taiwan, Turquia entre outros.

A VBCCC M60 foi dotada com um canhão 105 mm e duas metralhadoras, sendo uma de calibre 7,62 mm, coaxial ao canhão e outra calibre .50, na torreta do comandante do carro. Ao longo do tempo a VBCCC M60 foi sendo modernizada e novas versões foram surgindo.

O Exército Brasileiro utiliza, desde 1997, a versão M60 A3 TTS, esses blindados hoje mobiliam o 20º Regimento de Cavalaria Blindado (20º RBC), na cidade de Campo Grande-MS.

A versão M60 A3 TTS, conta com um sistema de controle de tiro computadorizado, telemetro laser, sistema de Defesa Química, Biológica, e Nuclear (DQBN) e sistema de observação e pontaria que utiliza a visão termal, possibilitando o combate noturno, chamado Tank Thermal Sight (TTS).

Figura 1: VBCCC M 60 A3 TTS

Os israelenses utilizam uma versão chamada de M60-T Sabra que também é utilizada pelo Exército da Turquia. Essa versão utiliza um canhão 120 mm, seu sistema de controle de tiro foi atualizado e também foi dotado de um novo motor, mais potente. Essa é uma das versões que obteve maior sucesso.

Em razão do grande número de países que utilizam o M60 e das muitas versões existentes, esse blindado participou de alguns conflitos importantes tais como: Guerra de Yom Kippur em 1973, Guerra do Líbano em 1982, Guerra Irã-Iraque 1982-1989 e a 1ª Guerra do Golfo em 1991 (Operação Tempestade no Deserto). Recentemente, em agosto de 2016, o Exército turco utilizou os seus 60 T na Operação Euphrates Shield, contra o Estado Islâmico (EI) no norte da Síria.

Figura 2: VBCCC M 60 SABRA

Em serviço há mais de 4 décadas, o blindado possui um amplo espaço interno possibilitando atualizações e melhorias, permitindo assim estender o seu tempo de serviço.

Atualmente se procurarmos informações sobre situação das VBCCC M60 no mundo, iremos verificar que alguns países estão desenvolvendo programas de modernização e de atualização.

A Turquia, pretende realizar a atualização da sua VBCCC M60T, possibilitando uma maior capacidade de proteção do blindado, com a instalação de uma estação de armas remotamente controlada, câmeras para a consciência situacional e sistema de alerta laser, que previnem a guarnição contra ameaças de designadores e mísseis guiados por laser.

Estas atualizações são em função da Operação Eufrates Shield na Síria.

Figura 3: VBCCC M 60 T

Taiwan também anunciou um programa para atualização das suas VBCCC M60 A3, entre as melhorias estão a substituição do Can 105 mm por um 120 mm, do seu computador balístico, do sistema hidráulico da torre, entre outros.

Figura 4: VBCCC M 60 A3

A empresa italiana Leonardo, anunciou que está desenvolvendo um programa de atualização de um blindado M60 A3 para oferecer aos usuários opções de modernização da sua frota.

Entre as atualizações estão a incorporação de um canhão 120 mm, o mesmo usado no Centauro II, melhorias no sistema de controle de tiro e dos seus optrônicos, entre outras.

Figura 5: Vista superior da VBCCC M 60 A3

 

Figura 6: VBCCC M 60 A3

Fonte: A Forja 72 –  Centro de Instruções de Blindados

-x-

Leia também:

 

CC M60 A3 TTS, da 4ª BDA C MEC, comparado aos CCs do TO do CMO [Link]

TOA – CC Dispara na Amazônia – Dia Histórico para a Cavalaria Brasileira [Link]

Um novo Carro de Combate para o RCB [Link]

Exército aposta no M-60A3TTS [Link]

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter