RussiaDocs: VBCFuz Pesado T-15

O HIFV (Heavy Infantry Fighting Vehicle) T-15 representa o novo tipo de VBCFuz para o Exército russo. Se mostrando equivalente a VBCFuz Namer israelense(Namer significa "leopard" mas também é abreaviação silábica de "Nagmash" (APC) e "Merkava"), que é baseado em componentes do MBT Merkava 4, principal tanque usado pelas Forças de Defesa de Israel.

O T-15 HIFV tem um motor diesel frontal e o motorista e comandante do carro sentam a retaguarda do compartimento do motor, o que confere uma proteção maior para a guarnição, o restante do casco fica livre para os fuzileiros que entram e saem através de uma rampa grande na parte traseira. O T-15 transporta 9 fuzileiros.

Montada no teto está a torre remotamente controlada equipada com um canhão 30 mm de dupla alimentação, uma Mtr 7,62 mm e um sistema de lançamento de mísseis Kornet – EM guiado a laser nos dois lados da VBCFuz; Esse sistema conta com mísseis de ogiva Tandem, HEAT e termobáricas, que são extremamente eficazes em operações em ambiente humanizado. O Kornet – EM possui alcance máximo entre 8.000 e 10.000 metros.

O T-15 transporta 500 tiros de 30 mm, sendo 160 perfurantes e 340 HE, e 2.000 tiros de 7,62 mm para a Mtr, todas prontas para o uso.

O blindado possui um sistema de controle de tiro computadorizado equipado com câmeras termais estabilizadas e telêmetro laser. A blindagem do T- 15 inclui blindagem reativa tipo ERA (explosive reactive armor) sobre o arco frontal e conta com o sistema de proteção ativa AFGANIT que consiste em 10 tubos lançadores (5 de cada lado da torre), enquanto diferentes sensores são posicionados ao redor da torre proporcionando capacidade de detecção em 360º graus. Quando uma ameaça é detectada, o sistema ativa um foguete interceptador de um dos tubos que neutraliza a ameaça, o sistema possui ainda um bloco com 12 lançadores de granadas fumígenas capazes de criar uma espessa cortina de fumaça para o caso de ataque de mísseis ou foguetes.

A VBCFuz T-15 juntamente com a VBCCC T- 14 Armata faz parte de uma família de viaturas blindadas que a Rússia está desenvolvendo baseadas em uma mesma plataforma, as outras variações ainda não foram apresentadas.

FONTE: IHS Janes – Tradução: CIBld / EB

Nota DefesaNet

Os profesores Eduardo Atem de Carvalho Rogério Atem de Carvalho, publicaram uma série sode reflexões teóricas chamadas de:  Reflexões Teóricas Sobre Conflitos Assimétricos:  Parte II –  o Grupo de Combate de Infantaria Blindada e seus Meios Link

Matérias Relacionadas

 

ddd

SérieCompleta Reflexões Teóricas Sobre
Conflitos Assimétricos,
Acesse:

 

Parte I – Introdução ao Momento Atual Link


Parte II – o Grupo de Combate de Infantaria Blindada e seus Meios Link




Parte III – A Engenharia de Combate Blindada como parte integrante das Forças-Tarefa Link




Parte IV – Artilharia, a Arma Precisa Link 

Parte V – Cavalaria Blindada nos Espaços Confinados Link  

Parte VI – O Papel dos demais Ramos Operativos e Conclusões Finais Link


 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter