COBERTURA ESPECIAL - Especial Espaço - Tecnologia

07 de Maio, 2012 - 20:00 ( Brasília )

AEB: José Raimundo Braga Coelho emite primeira declaração


Informações da AEB e Agência Brasil

O matemático José Raimundo Braga Coelho foi nomeado presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB). O decreto da sua nomeação, assinado pela presidente Dilma Roussef, foi publicado na edição de sexta-feira (4), do Diário oficial da União (DOU)

Eis, a seguir a primeira declaração do novo presidente:

"Minhas primeiras palavras são dirigidas à presidente Dilma Rousseff. Muito agradeço à Sua Excelência pela confiança em mim depositada, ao me oferecer a oportunidade ímpar de presidir a Agência Espacial Brasileira, o principal órgão executor de nossa política espacial, parte imprescindível do histórico esforço nacional de desenvolvimento sustentável com forte e inédita inclusão social em que o Brasil está - felizmente - empenhado há vários anos.

Sou grato também ao companheiro de jornadas inesquecíveis em prol do progresso da ciência, da tecnologia e da inovação em nosso país, o ministro Marco Antonio Raupp, de quem tenho orgulho de ser velho amigo e a quem tenho a enorme responsabilidade de suceder no comando do programa de atividades espaciais brasileiras. Sem desmerecer nenhum dos ministros da Ciência e Tecnologia anteriores, permitam-me dizer que o professor Raupp é o nosso primeiro ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Espaço, porque ele veio da área espacial, onde já realizou uma obra marcante. Vou trabalhar sob sua orientação direta. Vamos estar juntos, lado a lado, dando continuidade ao que melhor se fez até hoje desde a fundação da Agência, em 1994, bem como desbravando novos caminhos e desenvolvendo novas soluções.

Vamos trabalhar em equipe, ouvindo e prestigiando o senso de iniciativa e o talento de nossos técnicos e especialistas.

Temos grandes e nobres tarefas pela frente: precisamos abrir novas e promissoras perspectivas para o Programa Espacial Brasileiro; acelerar a implementação de nossas ações; lançar em novembro próximo o CBERS-3 e diversificar o programa de satélites sino-brasileiros; levar adiante nosso programa de lançadores; incrementar a mais profunda participação das empresas industriais brasileiras, bem como das universidades e centros de pesquisa tecnológica em nossos projetos espaciais; lançar no prazo estabelecido o primeiro satélite geoestacionário brasileiro com base num empreendimento público-privado entre Telebras e Embraer. Desafios não nos faltam. Decisão de enfrentá-los e superá-los, também não. Mãos à obra".

Currículo - Matemático, José Raimundo Braga Coelho foi professor do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UnB), da PUC do Rio de Janeiro, e do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Nova York, EUA. Na UnB, ocupou também os cargos de chefe de Departamento de Matemática e de vice-diretor do Instituto de Ciências Exatas. Foi membro da Comissão de Implantação do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ), e o primeiro diretor de Ensino. No Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), exerceu várias funções de gerenciamento de alto nível, entre elas, a gerência geral do CBERS - China Brazil Earth Resource Satellites e a vice-diretoria do Departamento de Engenharia. Na AEB, prestou assessoria à presidência. Na Agência de Águas e Saneamento Adasa-DF foi diretor de Planejamento. No Parque Tecnológico - São José dos Campos (SP) - diretor Técnico e de Operações e diretor geral. Na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi diretor tesoureiro durante os três últimos mandatos consecutivos.

Desde janeiro, a AEB estava sob o comando interino do pesquisador e diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da agência, Thyrso Villela Neto. De acordo com a AEB, a cerimônia de posse está prevista para esta semana.