COBERTURA ESPECIAL - Especial Espaço - Tecnologia

23 de Janeiro, 2012 - 12:00 ( Brasília )

ASTRIUM - Assina contrato com Departamento de Defesa do Canadá

Companhia fornecerá informações geoespaciais dos satélites Pléiades e SPOT como parte do programa espacial canadense.

A Astrium GEO-Information Services acaba de firmar um contrato com a fornecedora de sistemas de tecnologia para o setor espacial MacDonald, Dettwiler and Associates Ltd. (MDA), que permitirá ao Departamento de Defesa do Canadá ter acesso direto às soluções e tecnologias dos satélites Pléiades 1 e 2, além da constelação SPOT 5, 6 e 7. O acordo é parte do programa espacial canadense, conhecido como Joint Space Support Project (JSSP).
 
Os terminais correspondentes serão integrados pela MDA, como parte de dois sistemas de vigilância distribuídos, oferecendo acesso a diversas aplicações de satélites ópticos de observação da Terra da Astrium. Este é o terceiro contrato assinado pela Astrium Services para o programa Pléiades, e a primeira integração dos satélites Pléiades e SPOT. Os dois contratos anteriores foram firmados com a japonesa PASCO e a chinesa Beijing Eastdawn.
 
"Estamos comprometidos em oferecer ao Departamento de Defesa do Canadá o acesso direto a um conjunto de serviços dos satélites ópticos de alta resolução da Astrium", explicou John Schumacher, Vice-presidente da divisão espacial da EADS para América do Norte e diretor da Astrium nos EUA.
 
Com quatro novos satélites previstos para entrarem em órbita ao longo dos próximos três anos (Pléiades 1 e 2; SPOT 6 e 7), a Astrium se prepara para oferecer aos seus clientes as principais tecnologias geoespaciais, garantindo a continuidade do serviço até 2023.
 
Sobre a Astrium GEO-Information Services

Criada por meio da união entre a Infoterra e a Spot Image, subsidiárias da EADS Astrium, a Astrium GEO-Information Services fornece um portfólio de produtos e serviços de observação da Terra e informação geográfica que têm como objetivo agregar valor aos seus clientes. A companhia opera uma constelação de satélites multiresolução com sensores ópticos (SPOT) e sensores por radar (TerraSAR-X, TanDEM-X). A Astrium GEO oferece ainda imagens provenientes de outros satélites programáveis de parceiros, como Formosat-2 e Deimos. Com alto nível de precisão e escala global, essas imagens são amplamente utilizadas por governos, empresas e ONGs como ferramentas de inteligência para aplicações nas áreas de agricultura e meio ambiente, energia, engenharia e infraestrutura, mineração, planejamento urbano, defesa e segurança pública. A companhia conta com cerca de 1 mil profissionais e escritórios em mais de 20 países, entre eles o Brasil. A Astrium-GEO dispõe de um mosaico de imagens atualizadas em alta resolução cobrindo todo o território nacional. Mais informações: www.astrium-geo.com