COBERTURA ESPECIAL - Especial Espaço - Tecnologia

04 de Novembro, 2011 - 10:25 ( Brasília )

IAE realiza com êxito o teste de motor do Veículo Lançador de Satélites


Nota do Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE

O Instituto de Aeronáutica e Espaço realizou na quinta-feira (3/11) o teste de bancada do motor do Veículo Lançador de Satélites (VLS) na Usina Coronel Abner em São José dos Campos (SP). O evento contou com a presença do Ministro da Defesa, Celso Amorim, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito.

 O Ministro da Defesa, Celso Amorim,  elogiou as parcerias feitas pelo país com outros governos a fim de desenvolver o programa espacial. "Esse é um dos passos mais importantes para retomada do programa, “Significa uma plena retomada no nosso programa espacial. O Brasil que é um país grande, um país que está presente em todos os foros internacionais, não pode deixar de ter também esse avanço”, disse o ministro que destacou ainda a necessidade de o Brasil ter autonomia no setor.

“No passado, o programa sofreu com a falta de continuidade. Muitas empresas brasileiras desenvolveram tecnologia e venderam para outros países. Isso é algo que o Estado não pode permitir”, disse.
 
O diretor do IAE, brigadeiro Francisco Carlos Melo Pantoja, disse que o VLS-1 está bem próximo do ideal. “É um ensaio que dura um minuto, mas é o minuto mais longo da nossa vida.