Astrium assina novo contrato do satélite de observação Pléiades

A Astrium Services e a Beijing Eastdawn Information Technology, provedora chinesa de dados via satélite e serviços de valor agregado, assinaram um contrato por meio do qual a Eastdawn terá acesso às soluções e tecnologias do satélite Pléiades, da Agência Espacial Francesa. Com o acordo, a companhia chinesa ampliará sua infraestrutura, passando a operar três estações de recepção para atender clientes em todo o território chinês.

Válido pelo período de três anos, e prorrogável por outros dois, o acordo permitirá à Eastdawn distribuir produtos com 50 cm de resolução espacial da constelação de satélites Pléiades. Os dados serão fornecidos com exclusividade para entidades como os ministérios de Recursos da Terra, Agricultura, Habitação, Desenvolvimento Urbano, além da Administração Nacional de Mapeamento, Cartografia e Geoinformação do país. 

“Desde o início do século, a China tem aproveitado os benefícios de dados obtidos via satélite para realizar levantamentos dos recursos terrestres e seu planejamento urbano. Adotamos Pléiades por acreditarmos ser a solução certa para atender às necessidades deste mercado. Nossa parceria com a Astrium Services nos ajudará a fornecer ao governo chinês e às empresas do país informações geoespaciais de ótima qualidade para suportar aplicações como mapeamento de recursos naturais e uso do solo, cartografia, geociências, avaliação agrícola e planejamento urbano”, explica Sr. Bing Sun, CEO da Eastdawn.

“A agilidade de Pléiades e seus múltiplos modos de aquisição de imagens fazem com que esta constelação seja adequada às necessidades específicas dos usuários. Nas áreas de planejamento urbano, cartografia e gestão de recursos naturais, por exemplo, Pléiades possui funcionalidades que permitem aplicação de zoom em áreas densamente povoadas para melhor visualização”, completa Patrick Le Roch, diretor mundial da Astrium GEO-Information Services.

A próxima constelação a ser colocada em órbita contempla quatro satélites: Pléiades 1 e 2 (dois satélites de alta resolução que fornecem imagens coloridas com 50 cm de resolução como padrão), assim como os satélites SPOT 6 e 7, os quais geram produtos com 1,5m de resolução espacial. Em fase e na mesma órbita, os satélites serão capazes de revisitar qualquer ponto do planeta Terra em um período de até 24 horas, podendo com isso colher informações praticamente em tempo real sobre mudanças climáticas repentinas, bem como atender prontamente a pedidos de clientes.

Os quatro novos satélites ópticos operados pela Astrium Services serão lançados ao longo dos próximos três anos, o que garantirá a continuidade do serviço até 2023.

Sobre a Astrium GEO-Information Services

Criada por meio da união entre a Infoterra e a Spot Image, subsidiárias da EADS Astrium, a Astrium GEO-Information Services fornece um portfólio de produtos e serviços de observação da Terra e informação geográfica que têm como objetivo agregar valor aos seus clientes. A companhia opera uma constelação de satélites multiresolução com sensores ópticos (SPOT) e sensores por radar (TerraSAR-X, TanDEM-X). A Astrium GEO oferece ainda imagens provenientes de outros satélites programáveis de parceiros, como Formosat-2 e Deimos. Com alto nível de precisão e escala global, essas imagens são amplamente utilizadas por governos, empresas e ONGs como ferramentas de inteligência para aplicações nas áreas de agricultura e meio ambiente, energia, engenharia e infraestrutura, mineração, planejamento urbano, defesa e segurança pública. A companhia conta com cerca de 1 mil profissionais e escritórios em mais de 20 países, entre eles o Brasil. A Astrium-GEO dispõe de um mosaico de imagens atualizadas em alta resolução cobrindo todo o território nacional. Mais informações: www.astrium-geo.com

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter