Centro de operações do SGDC será entregue nesta segunda-feira (17)

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participa nesta segunda-feira (17), em Brasília, da inauguração da parte operacional e de monitoramento do Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P), estrutura que controla o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

O presidente da República, Michel Temer, além de representantes do Ministério da Defesa, das Forças Armadas e da Telebras também estarão presentes à cerimônia.

O COPE-P é um conjunto de edificações construídas de forma a se tornar sustentável com aproveitamento racional de água e geração de energia solar. Servirá para operar e monitorar o SGDC que irá, além do uso estratégico militar em banda X, fornecer banda Ka para o PNBL em todo território brasileiro.

O Centro foi construído na Ala 1 da Força Aérea Brasileira (FAB) em Brasilia e atuará em coordenação com o Centro de Operações Espaciais Secundário (COPE-S) do Rio de Janeiro. Caso haja alguma falha na operação do SGDC pelo COPE da capital federal, a unidade carioca fica encarregada de operar e receber dados do satélite.

Serviço

Evento: Inauguração do Centro de Operações Espaciais Principal do SGDC

Data: 17 de dezembro de 2019

Horário: 10h

Local: Ala 1 da Força Aérea Brasileira (antigo VI Comar)

Endereço: SHIS QI 5, Área Especial 12 –Lago Sul

Cidade: Brasília (DF)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter