Novos horizontes se descortinam para Ofek

Em 19 de setembro de 1988, o Ministério da Defesa de Israel (IMoD) e a Israel Aerospace Industries (IAI) lançaram o primeiro satélite de observação de Israel, o Ofek* 1 (literalmente, “horizonte”).

O Ofek 1 foi construído como parte de um programa piloto para estabelecer a autonomia espacial de Israel. Sob um pesado véu de confidencialidade, Israel desenvolveu recursos únicos de satélite a fim de preservar sua vantagem qualitativa e superioridade de inteligência na região.

Hoje, 30 anos após aquele lançamento histórico, o vídeo de lançamento do Ofek 1 e o material filmado do satélite Ofek 11 são exibidos pela primeira vez.

No decorrer dos 30 anos que se passaram, dezenas de satélites construídos pela IAI operaram no espaço ao redor da Terra para servir a programas de defesa e pesquisa científica de Israel.

General de Brigada (aposentado) Amnon Harari, líder de Programas, Diretoria de P&D de Defesa, Ministério de Defesa de Israel, declarou: “Em pouco tempo, estabelecemos uma indústria puramente “azul e branca” com notáveis recursos e feitos. São poucas as nações no mundo que podem alardear semelhantes conquistas. Ao longo de 30 anos, nós lançamos 24 satélites, inclusive para comunicação e reconhecimento, bem como nano-satélites. Essa não é uma façanha isolada mas parte de uma estratégia nacional. A independência de Israel no tocante aos recursos de satélite dá-lhe significativa vantagem para lidar com diversas ameaças. A qualidade das imagens geradas por diferentes satélites é excelente, e elas nos fornecem dados de inteligência valiosos, provando que o céu não é o limite. Além das necessidades da defesa que são atendidas pela nossa indústria aeroespacial, nosso trabalho contribui para a economia, a educação tecnológica e científica, pequenas empresas e startups, e mais”.

Boaz Levi, vice-presidente e gerente geral do Grupo de Sistemas, Mísseis e Espaço, declarou: “Graças ao bem-planejado programa de satélite de observação administrado pelo IMoD com os melhores cérebros de Israel, a IAI registra sistematicamente extraordinárias proezas tecnológicas. Nossa localização geográfica forçou-nos a desenvolver satélites pequenos e leves que fornecem ótimas imagens, as quais ajudam a defender o Estado de Israel. A IAI tem orgulho de liderar o ecossistema espacial de Israel, um motor tecnológico e de crescimento, e ultrapassa as fronteiras da Terra a cada vez”.

*Ofek, também escrito Offek, Offeq ou Ofeq (em hebraico: ????, lit. Horizonte)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter