COBERTURA ESPECIAL - Especial Espaço - Geopolítica

03 de Outubro, 2011 - 11:22 ( Brasília )

Rússia lança satélites Glonass e completa sistema de navegação

Sistema russo de navegação por satélite perto da cobertura completa do globo terrestre

Satélites russos do sistema de navegação Glonass foram lançados com sucesso na madrugada desta segunda-feira (0h15min no horário de Moscou) do Cosmódromo Militar de Plesetsk, na região de Arkhangelsk. Aleksey Zolotukhin, representante do Ministério da Defesa da Rússia para Assuntos Espaciais, lembrou que o lançamento estava previsto para a madrugada de 2 de outubro, mas foi adiado em função de fortes ventos. “Agora estamos colocando em órbita satélites de dois tipos. O Glonass-M, com vida útil de sete anos, e o Glonass-K, mais moderno, com vida útil de 10 a 12 anos.

Este foi o primeiro lançamento do satélite Glonass-K. Além disso, é a primeira vez que no lançamento de satélites desse sistema de navegação foi utilizado um míssil transportador do modelo Soyuz-2.1b.”

Em 5 de dezembro de 2010 três satélites Glonass-M, que teriam concluído a formação global do sistema de navegação por satélite russo, foram perdidos, após a queda do míssil transportador Proton-M no oceano Pacífico. Agora, o sistema russo fica mais perto do ponto de estar completamente operacional.

Anatoly Chilov, vice-diretor da Roskosmos, a agência espacial russa, afirmou: “O sistema Glonass no espaço está completo.” De acordo com Chilov, a partir da entrada em órbita dos engenhos lançados nesta segunda-feira, o sistema composto por 24 satélites estará pronto para distribuir sinais de navegação para todo o mundo.