COBERTURA ESPECIAL - Especial Espaço - Tecnologia

27 de Junho, 2018 - 09:40 ( Brasília )

Lançamento da plataforma sobloo – Um Serviço para Acesso a Dados e Informações do Copernicus (DIAS)


Durante a celebração do 20º aniversário do programa europeu para a observação da Terra, o Copernicus, a Airbus e seus parceiros Orange Business Services e Capgemini lançaram oficialmente a plataforma sobloo, um Serviço para Acesso a Dados e Informações do Copernicus (DIAS) em Baveno, na Itália.

O Copernicus é o mais ambicioso programa de Observação da Terra já criado, oferecendo informações precisas, acessíveis de maneira oportuna para melhorar a gestão do meio ambiente, entender e atenuar os efeitos das mudanças climáticas e garantir a segurança civil.

Para fomentar a disseminação de dados e remediar a falta de serviços simples, a Comissão Europeia e a Agência Espacial Europeia (ESA) decidiram lançar o DIAS para oferecer a usuários a capacidade de explorar os dados e informações do sistema Copernicus sem a necessidade de gerenciar transferências ou estocar dados em seus próprios computadores.

Sobloo: um consórcio experiente liderado pela Airbus, Orange Business Services e Capgemini.
 

A plataforma sobloo foi criada para aumentar e diversificar o ecossistema de Observação da Terra e oferecer acesso a todos os dados e informações do Copernicus à comunidade científica, ao público em geral, a empreendedores e start-ups que queiram processar os dados disponíveis para oferecer seus próprios serviços com base no sistema Copernicus.

Criada para ser uma plataforma colaborativa, a sobloo busca expandir e diversificar a coleta de dados (imagens comerciais de Observação da Terra, camadas temáticas, tecnologia móvel, Internet das Coisas etc.), fomentar interações e inovação, estabelecer uma economia sustentável e desenvolver a nuvem europeia.

 

A plataforma sobloo foi criada para atender a todos os diferentes perfis de usuários, inclusive com diferentes portas de entrada e capacidades. É uma comunidade geoespacial aberta para indivíduos que estão à procura de dados e outros serviços relacionados, além de servir desenvolvedores à procura de um ambiente dedicado para criar novos aplicativos.

Verdadeiramente colaborativa e inovadora, sobloo oferece a oportunidade de co-criar e enriquecer mutuamente a plataforma. Os primeiros usuários já começaram a usar a sobloo e dar feedback sobre seu uso com o intuito de aperfeiçoar a experiência geral dos usuários para a comunidade futura.

A plataforma atual abre as portas para funcionalidades e conjuntos de dados primários. Nos próximos meses, ela passará a integrar mais Observações da Terra e camadas de geoinformação, análises e a oferta completa  de serviços.

 

Os serviços disponíveis na sobloo já incluem APIs (Application Programming Interface, ou Interface para Programação de Aplicativos) e conectores para acesso descomplicado à uma rica base de dados, recursos com base na nuvem com grande capacidade de armazenamento e poder computacional excepcional, serviços genéricos administrados pela nuvem, ferramentas dedicadas para Observação da Terra e uma caixa de ferramentas disponível na plataforma para criar um ambiente de desenvolvimento adequado.

 

Sobloo foi criada com o desejo de melhorar e facilitar o acesso e o compartilhamento de dados. Seus serviços se baseiam no princípio da transfertilização. A plataforma permite que usuários se beneficiem de um vasto catálogo de serviços distribuídos por várias áreas de atividade. A sobloo dá acesso ao ambiente de desenvolvimento, oferecendo tanto a simplicidade quanto a performance das tecnologias de nuvem atuais.

 

A sobloo também conta com um mercado de fácil utilização, que garante alta visibilidade para as soluções dos usuários e auxilia a  sua comercialização por meio de uma gama de serviços administrados e faturamento simples.

 

“A Airbus tem sido uma forte parceira do programa Copernicus desde o começo e fico contente de ver que nossa aventura continuará com a sobloo, a plataforma do Copernicus DIAS que estamos lançando com nossos parceiros Orange Business Services e Capgemini. Como prestador de serviços primário, nos empenhamos para oferecer uma ferramenta confiável que simplificará o acesso a dados para o público europeu e impulsionará a criação de novos modelos de negócio com base na Observação da Terra",  disse Mathilde Royer-Germain, diretora de Observação da Terra, Navegação e Ciência na Airbus. 

 

“A Orange Business Services tem orgulho de disponibilizar para a sobloo sua solução que faz uso de uma nuvem global pública baseada na Flexible Engine. Essa plataforma permitirá a criação de novos serviços e aplicativos utilizando a informação obtida do Copernicus, elevando assim a Observação da Terra a um novo patamar", disse Stefan Kanis, CEO da Orange Cloud for Business, o braço da Orange Business Services dedicado a serviços na nuvem.

 

“Nosso setor está cada vez mais percebendo os benefícios de dados obtidos por meio da Observação da Terra. Imagens de satélite podem ser usadas por todos os segmentos desse setor. É um componente completo, que faz parte da revolução de dados disponível para todos os nossos clientes", diz Denis Dallez, Gerente do Segmento Espacial dentro da Capgemini. “O papel da Capgemini na sobloo é auxiliar tanto a iniciativa privada quanto a pública para aproveitar e utilizar o poder dos dados de observação da Terra e muito mais. Faremos uso da enorme capacidade digital do nosso grupo para ajudar nossos clientes a expandirem seus negócios e gerarem mais inovação".


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Africa

Africa

Última atualização 13 DEZ, 19:15

MAIS LIDAS

Especial Espaço